SOBRE O SENAC

Senac - Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial é uma instituição privada sem fins lucrativos que foi criada com o intuito de proporcionar a formação de menores aprendizes e a qualificação profissional de adultos.

A instituição é filiada à Confederação Nacional do Comércio, uma vez que por decreto-lei nº 8.621, de 10 de janeiro de 1946, o Governo Federal atribuiu ao órgão a obrigação de organizar e administrar, no território nacional, escolas de aprendizagem comercial. Com o intuito de descentralizar e ampliar sua área de atuação e de poder atender a reivindicação de vários setores da economia, o Senac se estabeleceu em todo o país.

Hoje é composto pelas administrações regionais, formadas pelos Conselhos Regionais, órgãos deliberativos e pelo Departamento Nacional, que funciona como órgão executivo. Atualmente, o Senac é reconhecido por oferecer qualificação e aperfeiçoamento às carreiras ligadas ao comércio, aliando sempre a essa educação a prática da responsabilidade social e os conceitos de cidadania e comprometimento. Já são mais de 40 milhões de profissionais preparados para encarar o mercado de trabalho.

O Senac Bahia, desde a sua criação em 10 de agosto de 1947, procurou construir a sua história em sintonia com as exigências de mercado, desenvolvendo cursos e adequando constantemente seu conteúdo programático e a metodologia de ensino à necessidade prática. O regional tem por objetivo principal colaborar sempre para o aprimoramento do trabalho e para ampliação da produtividade.

Mensagem do Presidente

Educar para o trabalho em atividades do Comércio de Bens, Serviços e Turismo. Essa é a grande missão que o Senac -uma entidade do Sistema Fecomércio-BA- cumpre há 70 anos. No Regional Bahia, a atuação da entidade beneficia, anualmente, milhares de baianos, que são capacitados para ingressar no mundo do trabalho nas unidades em Salvador e no interior e ainda nas unidades móveis que circulam por todo o Estado. Por meio de programas como o PSG (Programa Senac de Gratuidade), o Senac contribui para a inclusão social e a geração de emprego e renda, ao atender a população de baixa renda com cursos gratuitos. E assim prosseguimos, transformando pela educação, para contribuir com o desenvolvimento do Estado e fortalecer o setor do Comércio de Bens, Serviços e Turismo.

Carlos de Souza Andrade
Presidente do Sistema Fecomércio-BA

Mensagem da Diretora

Fundado em 10 de agosto de 1947, o Regional Bahia do Senac tem como sede administrativa a Casa do Comércio, em Salvador, edifício emblemático da capital baiana. Turismo e Hospitalidade são as nossas vocações naturais. Temos dois restaurantes-escola, em Salvador, que são ambientes pedagógicos de referência nacional. Mas nossa atuação no campo da Educação Profissional para o Comércio e Serviços contempla ainda outros segmentos: Gestão, Saúde, Informática, Moda, Beleza, Idiomas.

O público dos cursos do Senac envolve desde jovens em busca da oportunidade do primeiro emprego, profissionais que querem se aperfeiçoar até trabalhadores que desejam adquirir uma nova capacitação para o mercado de trabalho. Atendemos à população do estado com nossos programas educacionais, tanto em nossas unidades fixas e móveis, quanto através de parcerias com instituições públicas e privadas. Nesses 70 anos de trajetória, o Senac se orgulha em educar para o trabalho, capacitando milhares de baianos.

Marina Almeida
Diretora Regional do Senac Bahia

MISSÃO

O SENAC Bahia tem como missão educar para o trabalho em atividades de comércio de bens, serviços e turismo.

VISÃO

Ser, até 2019, a instituição brasileira que oferece as melhores soluções em educação profissional, reconhecida pelas empresas.

VALORES

São princípios praticados no SENAC Bahia: Transparência nos Relacionamentos, Comprometimento com a sociedade, Inovação em tecnologia educacional, excelência nos produtos e serviços, Inclusão Social, Atitude Empreendedora, Desenvolvimento Sustentável e Educação para a autonomia.

RELATÓRIOS