ANTERIOR

PRÓXIMA

20 de nov de 2017 |

às 17:46

Programação do Senac para o Afro Fashion Day começa nesta segunda

Senac Bahia

Sessenta oficinas, workshops, palestras, exposições e atividades relacionadas à cultura afro-brasileira serão realizados, em Salvador e em outros municípios baianos, por meio de uma ação conjunta entre o Afro Fashion Day (AFD), evento do CORREIO que celebra o mês da Consciência Negra, e o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (SENAC). O AFD, tem apoio institucional da Prefeitura Municipal de Salvador e patrocínio da Avon, ocorreu no dia 18 de novembro, no Porto Salvador (Avenida da França, 393), Comércio e tconta com uma programação ampliada em onze unidades do serviço de qualificação profissional, de hoje (20) até o dia 25.

O SENAC contribui com o evento desde a primeira edição, em 2015. Devido ao sucesso da programação desenvolvida nos anos anteriores e ao trabalho desenvolvido pela Casa Afro, na unidade da Rua Chile, em Salvador, o Senac estendeu as atividades para todas as suas unidades, incluindo, assim, o interior do estado. “A gente propõe ações ligadas a cabelo, maquiagem, moda, entre muitos outros. Todos voltados para a discussão sobre a promoção da cultura negra. Já é o segundo ano que o Senac da Rua Chile propõe a Casa Afro. Ano passado tivemos um retorno super positivo, com participantes e palestrantes das unidades e convidados de fora”, comentou Maibi Teixeira, Gerente de Educação Profissional do Senac da Rua Chile. Ela ainda contou que o objetivo é abrir o Senac para a população em geral, no intuito de difundir e valorizar as vivências da população negra.

Na capital, os interessados em participar de algum dos 32 cursos gratuitos de beleza, moda, cultura, gastronomia, informática e fotografia, devem se encaminhar às sedes na Rua Chile, Comércio, Aquidabã, Praça da Sé, Pelourinho e Casa do Comércio. As outras 28 atividades serão distribuídas entre as cidades de Camaçari, Feira de Santana, Santo Antônio de Jesus, Vitória da Conquista e Porto Seguro. Os temas serão variados, desde aspectos que se conectam diretamente à saúde da população negra, como a anemia falciforme e o racismo, ou com perspectiva mais histórica, como o sincretismo religioso, e assuntos mais debatidos na atualidade, como o fortalecimento do empreendedorismo negro e a juventude da geração tombamento. Haverá também oficinas em beleza e gastronomia. É o caso das oficinas de maquiagem para pele negra, de tranças, de turbantes e de cocadas.

O Afro Fashion Day 2017 traz produções de 40 marcas baianas de acessórios, turbantes, roupas e calçados. Foram cerca de 90 pessoas na passarela, entre modelos de agências e escolhidos em seletivas de bairros. Confira programação completa no aqui.