ANTERIOR

PRÓXIMA

19 de nov de 2018 |

às 10:41

Complexo do Senac no Pelourinho é visitado por jornalistas internacionais de gastronomia

O complexo do Senac no Pelourinho -composto por museu, bar e restaurante- entrou na rota do press trip temático de gastronomia, promovido pela Apex-Brasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos), que visa a promoção de produtos e serviços brasileiros no exterior. A ação reuniu jornalistas gastrônomos e influenciadores digitais internacionais, que visitaram São Paulo e Salvador, entre os dias 12 e 14 de novembro.

O grupo contou com repórteres e articulistas de veículos como Good Food Magazine (Inglaterra), Food& Travel (Inglaterra), Traveler España (Espanha) e Gambero Rosso (Itália), além de influenciadores digitais como a food blogger Christine Yi, de Nova Iorque (EUA). Profissionais da Revista Prazeres da Mesa também ciceronearam a comitiva, que visitou o País para percorrer um roteiro focado na boa mesa, com passagens por reconhecidos restaurantes como Mocotó e DOM, em São Paulo, e Casa de Tereza e Senac Pelourinho, em Salvador.

Primeiro, o grupo visitou o Museu da Gastronomia Baiana - MGBA, que propõe uma verdadeira imersão histórica e cultural na gastronomia da terra, por meio de exposições e painéis. Lá conheceram utensílios, insumos e  informações peculiares, como os rituais de antropofagia indígena, que fazem parte de toda essa rica história dos sistemas alimentares da Bahia.

Acompanhados pelo chef Josenilton Santos, conheceram o buffet de 40 pratos típicos baianos da casa e degustaram acarajé, abará e cocada no espaço Bahia Bar, recentemente reformulado. Tiraram dúvidas como a diferença entre moqueca e ensopado e seus aspectos históricos. Por fim, visitaram a loja do MGBA, onde levaram peças de cerâmica e doces como lembrança da viagem. Como avaliou a jornalista portuguesa Rita Machado (Woman’s Health, Volta Ao Mundo), a visita ao Senac Pelourinho foi fundamental para entender tudo a respeito do que comemos no Brasil até agora.

COMENTAR ESSA MATÉRIA
  • Marta Santos

    Do Pelourinho ao Mundo - Museu, gastronomia, Bahia... tudo combina em harmonia!!!!