ANTERIOR

PRÓXIMA

19 de jan de 2023 |

às 16:40

Restaurante Escola do Senac em Salvador recebe o selo de primeiro restaurante carbono neutro do Brasil

O Restaurante Escola Senac Casa do Comércio é o primeiro restaurante Carbono Neutro do Brasil reconhecido pela ONU

O Restaurante Escola Senac Casa do Comércio – localizado em uma das avenidas mais movimentadas de Salvador, a Tancredo Neves – foi reconhecido como o primeiro restaurante Carbono Neutro do Brasil. A entrega do selo foi feita no dia 18 de janeiro, pela empresa certificadora Green Initiative, com as presenças de gestores do Sistema Fecomércio-BA, autoridades no tema de sustentabilidade em níveis municipais e estaduais, parceiros do Senac e colaboradores da instituição.

O presidente do Sistema Fecomércio-BA, Kelsor Fernandes, classificou a iniciativa como inspiradora. “Há uma urgência para lidar com a crise climática global e, com base nessa experiência do Senac, a Fecomércio espera que as empresas possam medir impacto das suas operações no meio ambiente e contar com nossa expertise para auxiliá-las nisso”, disse.

O assessor da Green Initiative Brasil , Federico Scarpati, falou sobre a tendência de investimento em soluções que reduzam a emissão de carbono. “Não existe corporação multinacional ou latino-americana que não tenha hoje algum tipo de compromisso com o meio ambiente. Que seja a Bahia o cluster da inovação climática para todo o Brasil, dentro do Sistema S, consolidando uma linha de frente de transformação e mudança de comportamento”, ressaltou.

A capacitação profissional foi destaque na fala da assessora de inovação e intercâmbio, Monique Badaró: “atitude sustentável e responsável está em todos os nossos programas formativos. Quando internalizamos essa ação, reforçamos também a capacidade de garantir que os alunos que passam pelo Senac saiam com essa consciência”.

O primeiro do Brasil – O Senac Bahia deu o primeiro passo no compromisso com o desafio climático global e desde 2022 entrou no processo para se tornar uma instituição mais sustentável – a meta é reduzir em 50% as emissões de gás carbônico do restaurante até 2030. Essa mudança de gestão contempla ações que geram inclusão social, como a compra de produtos de pequenos produtores locais, adoção de práticas sustentáveis, como o programa de compostagem e aquisição de energia de fontes renováveis, além da educação profissional conectada à agenda climática, formando pessoas com responsabilidade socioambiental.