ANTERIOR

PRÓXIMA

29 de mar de 2017 |

às 17:11

Lançamento do projeto Observação de Aves – Costa do Descobrimento acontece no SENAC em Porto Seguro no próximo dia 4

No dia 4 de abril, a unidade do Senac em Porto Seguro recebe o lançamento do projeto Observação de Aves – Costa do Descobrimento, a partir das 13h. Em um evento aberto, o público poderé assistir palestrantes reconhecidos em nível nacional e internacional que abordarão o assunto sob a ótica do turismo sustentável, da educação ambiental e da ciência cidadã. A iniciativa é da Conservação Internacional (CI-Brasil), da Reserva Particular do Patrimônio Natural - RPPN Estação Veracel, da RPPN Rio do Brasil, do Parque Nacional Pau Brasil e do Refúgio de Vida Silvestre do Rio dos Frades, esses dois últimos administrados pelo ICMBio. O objetivo é promover a observação de aves na Costa do Descobrimento como estratégia de conservação ambiental e oportunidade de gerar negócios, tendo as unidades de conservação como espaços privilegiados para isso.

“A Bahia foi o começo de tudo e nós da CI-Brasil acreditamos que a região é estratégica para a conservação de um bioma tão explorado ao longo dos anos, como a Mata Atlântica. Atraindo turistas para práticas sustentáveis, apresentamos as belezas surpreendentes da região e estabelecemos parcerias estratégicas para a conservação”, explica Rodrigo Medeiros, Vice-Presidente da CI-Brasil. A CI-Brasil atua na região do extremo sul da Bahia há mais de 20 anos.

A observação de aves é uma atividade já consolidada em muitos países, gerando benefícios sociais, ambientais e econômicos. Para se ter uma ideia do potencial de atração deste tema, nos Estados Unidos estima-se que existam 80 milhões de observadores de aves. Na Europa, três em cada 10 pessoas são observadores. Na rota das aves migratórias da Ásia para a Europa existem 10 milhões de observadores cadastrados e atuantes. No Brasil, é estimado um mercado de 30 mil de observadores e a atividade tem crescido nos últimos anos. Os praticantes buscam ambientes naturais para observar e fotografar as aves e seus registros muitas vezes são compartilhadas em plataformas colaborativas, como é o caso do WikiAves, maior plataforma do Brasil sobre o tema, divulgando e atraindo mais visitantes para as áreas de avistamento. Nesta primeira etapa do projeto acontecerão somente expedições para o completo mapeamento da atividade e estudo para abertura ao público.

Nestas quatro áreas de florestas protegidas, no sul da Bahia, já foram catalogadas mais de 200 espécies de aves, sendo algumas bem raras, como o beija-flor rabo-branco-de-margarette e o crejoá. Segundo Tiago Leão, chefe do Refúgio de Vida Silvestre do Rio dos Frades/ICMBio, este número aumentará significativamente a medida que novos observadores de Aves cheguem à região. “Temos fragmentos relevantes de Mata Atlântica em nossa região e uma biodiversidade riquíssima. Associando a isso toda a estrutura de turismo que hoje contempla o destino de sol e praia, poderemos gerar emprego e renda e ainda fortalecer as estratégias de conservação do bioma. Experiências já bem sucedidas estão nos inspirando”, completa Renato Carneiro, gerente de Sustentabilidade da Veracel.

Neste mesmo evento será lançado o livro “Abrolhos: Terra e Mar”, fruto de uma expedição realizada pela Miramundos, que desbravou as unidades de conservação da região entre a foz do Rio Doce e a foz do Rio Jequitinhonha, em uma área total de 95.000 km2. A produção livro é da editora Bambalaio com supervisão de conteúdo da Conservação Internacional.