Mentorias Gratuitas para Retomada Segura

Se você é proprietário ou gerente de um estabelecimento comercial e está procurando uma solução pronta para implementar e transmitir segurança e confiança a seus clientes e colaboradores após a reabertura das atividades, procure as mentorias gratuitas do Senac.

Estas mentorias e os vídeos que a acompanham repassam orientações confiáveis para investir de maneira assertiva e apropriada às suas características e modelo de negócio.

Confira abaixo os tipos de estabelecimentos contemplados:

Meios de Hospedagem

Registrar Interesse

Mentoria Hospitalidade Segura (22h) 

Uma equipe preparada reuniu todas as orientações técnicas sobre os protocolos de higiene e limpeza de hospitalidade de forma clara, acessível para todos e de fácil implementação.

As orientações são repassadas em 08 encontros:

  • Encontro Premissas Básicas da Hospitalidade Segura (3h) – Este encontro será prioritariamente destinado ao proprietário ou gerente geral. Colaboradores também poderão participar. Nele serão repassadas as premissas básicas a serem implementadas nos meios de hospedagem e que irão permitir que todas as áreas do empreendimento atendam aos requisitos obrigatórios de higiene. 

  • Encontros Nova Rotina de Governança (9h) – 03 momentos de 3h destinados à equipe da área de Governança, nos quais serão apresentados os conceitos e importância da governança, políticas x processos x procedimentos, comunicação, mudanças de hábitos e desmitificar os conceitos básicos de Desinfecção: Limpeza e Higienização.

  • Encontros Recepção Acolhedora (Front Desk) (5h) – 02 momentos destinados aos responsáveis e colaboradores da área de recepção. Serão abordados o perfil do hóspede em tempos de Pandemia, noções de hospitalidade e acolhimento, importância da recepção – Front, as políticas x os processos obrigatórios, a segurança dos colaboradores e Hóspedes, a comunicação e as Novas medidas de atendimento ao Cliente em meio a Pandemia.

  • Encontro Boas Práticas em A&B (5h) – 2 momentos com orientações para os serviços de alimentação no enfrentamento ao Covid-19 (uso de buffet em restaurantes, room servicecoffee break, refeitório de colaboradores). Premissas para a Higiene Pessoal de colaboradores, prestadores de serviços e clientes. Premissas de sanitização de ambientes. Premissas de controle de recebimento, pré-preparo, preparo e distribuição.

Formulário Senac Empresas Digital para Registro de Interesse:

Bares & Restaurantes

Registrar Interesse

Mentoria Gastronomia Segura para Bares e Restaurantes (5h)

Uma equipe de especialistas dará as orientações técnicas necessárias à aplicação e/ou reforço dos protocolos sanitários na operação do seu negócio gastronômico. 

As orientações técnicas serão repassadas em dois (02) encontros, através de atendimento remoto, sendo o primeiro em grupo e o segundo, individual, específico para cada empresa. 

  •  Encontro Premissas Básicas para Adoção dos Protocolos Sanitários (3h) – Apresentação das 05 premissas básicas que norteiam os protocolos de segurança sanitária: o distanciamento social (mesas, bares e filas em caixas); a higiene pessoal de colaboradores, prestadores de serviços e clientes; a sanitização de ambientes (instalações sociais, cozinha, salão, banheiros), de mercadorias, dos aparelhos de ar condicionado  e a gestão de resíduo orgânico; a comunicação sobre as medidas adotadas pelo estabelecimento para colaboradores, prestadores e clientes, bem como o monitoramento das ações para garantia do seu cumprimento.
     
  • Encontro Orientações Técnicas sob Medida (2h)  - Orientações práticas para planejar o retorno da sua operação, segundo as suas especificidades (tipo de estabelecimento, modalidade de serviço, porte, localização, área de cada ambiente, capacidade de atendimento, entre outros), de acordo com as informações contidas no questionário disponibilizado na inscrição. 

Formulário Senac Empresas Digital para Registro de Interesse:

Salões de Beleza & Barbearia

Registrar Interesse

Beleza Segura – Mentorias para Salões de Beleza e Barbearia (até 22 h)

Equipe especializada reúne orientações técnicas sobre a gestão dos protocolos sanitários, visando apoiar os salões, barbearias e espaços de beleza a conduzirem suas operações com segurança e competitividade.

As orientações técnicas são conduzidas em diferentes encontros de acordo com o serviço ofertado. O primeiro encontro é extensivo aos empresários e principais gestores, os demais deverão ser selecionados de acordo com o interesse de cada estabelecimento:

  • Encontro Premissas Básicas para Retomada Segura de Salões de Beleza e Barbearia (2h) – Apresentação das 05 premissas básicas que norteiam os protocolos sanitários: distanciamento social nas áreas de atendimento, sala de tratamento, estações de lavagem, vestiários; higiene pessoal, uso de EPIs; Técnicas e Protocolos de Sanitização de Ambientes e sanitização de produtos; comunicação assertiva e monitoramento dos protocolos dentro dos estabelecimentos.  
     
  • Encontro Novos Protocolos para Serviços de Depilação (4h) – Orientações práticas destinadas aos parceiros dos estabelecimentos que oferecem serviços de depilação, relativas à higiene pessoal, uso de EPI’s e materiais descartáveis ou esterilizáveis, organização e sanitização do ambiente de trabalho, mobiliário e ferramentas, gestão de resíduos, bem como comunicação assertiva para o cliente e monitoramento das ações.
     
  • Encontro Biossegurança nos Procedimentos da Maquiagem (4h) – Orientações para os parceiros que trabalham com maquiagem: premissas de distanciamento social; higiene pessoal; EPI’s obrigatórios; sanitização do ambiente e mobiliário; procedimentos de desinfecção para cada tipo de utensílios, uso de higienizadores para pele dos clientes, fracionamento de produtos para cada atendimento, bem como comunicação e monitoramento das medidas aplicadas.
     
  • Encontro Cabeleireiros com biossegurança (4h) – Orientações práticas para os parceiros no que diz respeito ao distanciamento pessoal; higiene pessoal; EPI’s; escolha e aplicação de produtos que produzam aerossóis; posição de secadores; novos procedimentos de lavagem, corte e escova; higienização de capas, utensílios; uso de materiais descartáveis e não reutilizáveis para coloração;  sanitização de ambiente, mobiliário; comunicação e monitoramento dessas novas práticas.
     
  • Encontro Manicure e a Biossegurança antes e depois da Pandemia (4h) – Orientações práticas para gestores e colaboradores sobre as novas rotinas básicas e procedimentos para o serviço de manicure, desde a recepção, organização e higienização dos instrumentos de trabalho, uso de equipamentos para desinfecção e esterilização dos materiais e utensílios e uso de produtos para evitar infeções até a comunicação ao cliente e o monitoramento das medidas que estão sendo aplicadas.
     
  • Encontro Medidas Preventivas para Barbershop Seguro (4h) – Orientações sobre distanciamento social; higiene pessoal; uso de EPI’s; sanitização de ambiente e os produtos adequados; higiene, esterilização e desinfecção de superfícies, ferramentas, toalhas e roupas, bem como comunicação aos clientes e monitoramento das medidas aplicadas.

Formulário Senac Empresas Digital para Registro de Interesse:

Lojas de varejo & Boutiques

Registrar Interesse

Mentoria Gestão do Atendimento Seguro para o Comércio Varejista (6h)

Orientações técnicas ministradas por uma equipe de especialistas visando a gestão do atendimento seguro. As turmas são formadas por ramo do comércio varejista (vestuário, ótica, joalheria, perfumaria, calçados, acessórios...), permitindo a troca de experiências sobre as mesmas situações ou realidade.

As orientações são conduzidas em 02 encontros: 

  • Encontro Premissas Básicas para Atendimento Seguro (3h) – Premissas básicas e protocolos que norteiam o atendimento seguro e seu impacto no atendimento ao cliente e na experiência de vendas.
     
  • Encontro Gestão do Atendimento Seguro (3h) –  Orientações sobre vendas (distribuição do PDV, visual merchandising e orientação ao cliente) e gestão (comportamento do cliente e do vendedor, impactos financeiros e logística), bem como  Plano de Ação para implementação dos protocolos nas 5 dimensões.

Formulário Senac Empresas Digital para Registro de Interesse: