Notícias

13 de Outubro de 2010 às 07:37

Aula Inaugural do Curso Técnico em Guia de Turismo Regional de Lençóis

O SENAC/BA, através da Unidade do Senac de Feira de Santana, realizou no dia 27 de setembro, no Auditório Afrânio Peixoto, localizado no Centro de Lençóis, a aula inaugural da 1º turma de Guia de Turismo em Lençóis que teve como tema "O Profissional Guia de Turismo - o diferencial no Destino Turístico" proferida pela presidente da FENAGTUR Cristina Baumgarten.

O evento contou com a presença dos alunos e de representantes do SENAC/BA, Prefeitura Municipal de Lençóis, do Trade Turístico, Associações de Guias e a comunidade local.

Na oportunidade, a assessora do SENAC/BA a Sra. Angélica Leahy e a Superintendente de Educação Profissional, a Sra. Liana Brandão, contextualizaram as ações hoje desenvolvidas pelo SENAC em especial no setor de turismo, que confere a instituição em âmbito nacional o título de referência em Educação Profissional, salientaram também, a importância desse investimento para o desenvolvimento do turismo sustentável da Chapada Diamantina.

O anúncio de maiores investimentos e projetos ousados para Região gerou aplausos e contentamento de todos os presentes. Contribuir para o desenvolvimento da Chapada Diamantina através de ações de Educação Profissional refere-se à missão do SENAC/BA para o fortalecimento do Turismo Regional. Para Delmar Araújo, Secretário de Cultura e Turismo de Lençóis, a realização do curso representa uma ação integrada do setor público e privado para o fortalecimento e desenvolvimento do trade turístico. Para Angélica Dias, Gerente do Senac de Feira de Santana grande é a responsabilidade e as expectativas com a implantação do curso, bem como a importância da qualificação dos serviços dos Guias da Região.

Foi unânime ao longo dos pronunciamentos a especial ênfase às necessidades do trade turístico quanto à mão-de-obra qualificada, destacando a qualificação dos Guias, bem como foi observado a importância da Instituição SENAC para formação, não somente de mão-de-obra qualificada, mas também para o desenvolvimento sustentável e tecnológico na região.

A implantação da primeira turma representa um marco para o Turismo do Destino de Aventura bem como a realização de uma das principais ações de qualificação de condutores nas necessidades apontadas pelo Ministério de Turismo para o desenvolvimento sustentável da região. O curso está organizado em dois módulos visando à qualificação dos Guias para orientar, assistir e conduzir pessoas ou grupos durante traslados, passeios, visitas, viagens em âmbito estadual. Bem como aptos para realizar atividades que compreendem a recepção, o traslado, o acompanhamento, a prestação de informações e assistência a turistas em itinerários ou roteiros locais ou intermunicipais de uma determinada unidade da federação para visita aos seus atrativos turísticos, identificando e correlacionando os aspectos socioeconômicos, ambientais, culturais, estéticos e éticos envolvidos.

Já na primeira aula foi bastante enfatizada a necessidade da dedicação e da motivação por parte dos alunos em relação à obtenção do sucesso pessoal e profissional ao longo do curso, uma vez que os mesmos serão qualificados em serviço. As aulas estão acontecendo no Centro Educacional Renato Pereira Viana, de segunda à sexta, das 19h as 22h30.

.

COMENTÁRIOS

SERVIÇO DE INFORMAÇÃO SENAC | Telefone (71) 3186-4000

Av. Tancredo Neves, 1109 - Ed. Casa do Comércio, 10º Andar - Pituba - Salvador/BA - CEP: 41.820-021 - Fax (71) 3273-9722