Senac

Senac Bahia

Aprendizagem

O Programa de Aprendizagem Profissional Comercial é parte primordial das ações do Programa Senac de Gratuidade (PSG) em todo o País. Ele atende aos dispositivos da Lei da Aprendizagem (Lei 10.097/2000) e diferentes normativas que tratam da obrigatoriedade de as empresas contratarem jovens aprendizes.


É por meio do Programa de Aprendizagem, também conhecido como Jovem Aprendiz, que o Senac promove a inserção social de jovens com idade de 14 a 24 anos. A empresa contrata o jovem aprendiz e o inscreve no Senac. A partir daí, ele alterna jornadas na escola de educação básica, nas unidades do Senac e na empresa, reparando-se para o mundo do trabalho.

O Programa de Aprendizagem do Senac contempla um conjunto de ocupações, propiciando aos aprendizes competências voltadas para a profissionalização e a cidadania, a partir da compreensão das características do mundo do trabalho e de seus fundamentos técnico-científicos.




Empresa, saiba como participar

Seguindo o compromisso de desenvolver pessoas e organizações para a sociedade do conhecimento por meio da educação e com foco na responsabilidade social, o Senac destaca seu programa Aprendizagem, projeto que possibilita ao jovem ingressar no mundo do trabalho e conquistar seu espaço como profissional de talento.

Aprovada em 2000 e regulamentada pelo Decreto 5.598/05, o programa Aprendizagem visa atender a lei 10.097/00, que determina a contratação de jovens com idade entre 14 e 24 anos incompletos por empresas de médio e grande porte assegurando-lhes formação profissional alinhada com as necessidades do mercado de trabalho.

Documentos

    Do aprendiz

     

    • Documento de Identidade (RG) – cópia simples;
    • Declaração original de matrícula no ensino fundamental ou médio, especificando o horário das aulas ou cópia autenticada do Histórico
    • Escolar de Conclusão do Ensino Médio.
    • CPF ;
    • Comprovante de residência;
    • Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS): página de identificação, foto e registro do contrato do programa Aprendizagem.
    Da contratante

     

    • Contrato de aprendizagem – uma via para o Senac;
    • Cópia da Guia GFIP, que será solicitada pela unidade somente quando a empresa contribuinte não estiver cadastrada no Sistema de Acordos e Empresas Contribuintes;
    • Cronograma para o Plano de Atividades.
    Acesse o Manual da Aprendizagem do Ministério do Trabalho e tire suas dúvidas sobre os contratos de aprendizagem.

Jovem aprendiz, saiba como participar

Procure uma empresa que esteja contratando aprendizes. Participe do processo seletivo.

A empresa cuidará da sua inscrição junto à unidade do Senac de sua preferência.

Lembre-se: para candidatar-se a uma vaga, você deve estar cursando a escola regular e ter entre 14 e 24 anos.

Para pessoas com deficiência (PcD) não há limite de idade para participar do programa de aprendizagem. Quer uma chance de entrar no mercado de trabalho: conheça o nosso Banco de Oportunidades


Saiba mais

Como se inscrever

Acompanhe aqui o passo a passo para se inscrever no PSG.

Consulta de Vagas

Escolha a unidade de sua preferência e veja os cursos em oferta.

Confira os dados de produção do Programa Senac de Gratuidade no Portal da Transparência

;