ANTERIOR

PRÓXIMA

04 de dez de 2017 |

às 16:37

Raiza Costa chega a Salvador para lançar seu primeiro livro

Casa do Comércio

Raiza Costa, também conhecida como Rainha da Cocada, chega a Salvador no dia 12 de dezembro para lançar seu primeiro livro “Confeitaria Escalafobética | Sobremesas explicadas tim-tim por tim-tim”, publicação da Editora Senac São Paulo. No mesmo dia, Raiza receberá seus fãs para o bate-papo Por Trás da Confeitaria Escalafobética. O encontro, aberto ao público, acontecerá na Casa do Comércio, às 16h, e ela falará sobre o livro, suas inspirações, o processo de produção, sua proposta de confeitaria, entre outros assuntos. A entrada será a doação de um quilo de alimento não perecível e o resultado da arrecadação será destinado às instituições cadastradas na campanha Natal Solidário, do Sistema Fecomércio-BA.
O lançamento do livro acontecerá na Livraria Saraiva, do Salvador Shopping e contará com uma sessão de autógrafos. É a oportunidade perfeita para conhecer de pertinho a chef que reside em Nova York. A tour de lançamento também passará por São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Curitiba, Brasília e Recife.
Com quase 400 páginas, o livro traz cem receitas, técnicas e também dicas, história dos doces e fotos de dar água na boca. Tudo no “estilo Raiza”: vintage com pitadas inovadoras e ousadas. Com um projeto gráfico inédito, os apaixonados por doces terão uma verdadeira experiência no mundo confeitaria, da capa à contracapa.

Produzido minuciosamente durante quase dois anos, o livro é a perfeita união entre a arte e a comida. Suas ricas fotografias, por exemplo, contam, por si só, uma história por meio de detalhes surpreendentes. Além de chef de confeitaria, Raiza também é videomaker e diretora de arte. Misturando universos tão diferentes, ela apresenta uma linguagem fotográfica totalmente inovadora, que destoa dos tradicionais livros de culinária da última década, com closes dos pratos e aquele desfocado básico.

“Esse é o trabalho mais lindo que já fiz. Estou muito orgulhosa de ter produzido e, por meio dele, poder desmistificar a confeitaria como algo difícil. Eu explico tudinho no livro, para ninguém ter dúvida, desde as técnicas até a química envolvida. Qualquer um vai poder executar as receitas, independentemente do nível de conhecimento na cozinha”, afirma Raiza.

Com um passo a passo bem rico, Confeitaria Escalafobética | Sobremesas explicadas tim-tim por tim-tim, traz receitas inéditas e também grandes sucessos de Raiza. Nele, ela ensina a produzir desde cream cheese, extrato de baunilha e leite condensado caseiro até sobremesas, bolos, tortas, pães, entremets, bombons, entre outras. Tudo detalhado ao máximo, para ninguém perder o ponto no meio do caminho.

Uma das surpresas do livro é a participação de Lancelote. O mascote de Raiza entra sempre que o modo de preparo necessita de uma super dica supimpa. Em Errar é Humano, notas de rodapé das receitas, Lancinho dá toques importantes como a temperatura ideal do forno, como desenformar a sobremesa sem rachar ou o ponto correto das claras em neve.

Para quem já quiser reservar seu exemplar, a obra está sendo comercializada por meio de pré-venda nos sites das principais livrarias do país.Indispensável para os fãs declarados de Raiza, confeiteiros amadores e para os estudantes ou profissionais da área, o livro é uma “deliciosidade” em todos os sentidos. Cada página foi pensada para retratar, o mais fielmente possível, não só a trajetória da profissional, mas também a essência de sua personalidade intensa e descontraída.

Sobre a autora

Raiza Costa é videomaker, diretora de arte e chef de confeitaria radicada em Nova York. Ex-aluna Senac de Fotografia, é formada em Artes Visuais e também no The French Culinary Institute of New York.
Criou o primeiro canal do Youtube, nos Estados Unidos e no Brasil, dedicado exclusivamente à confeitaria, o Dulce Delight. Para o público brasileiro, Raiza apresenta o Rainha da Cocada, no canal a cabo GNT, programa que já está em sua terceira temporada. Nos Estados Unidos, ela apresenta o The Sweet Side of Life, do Food Network, e faz parte do júri das maiores competições de culinária da TV, como Chopped e Beat Bobby Flay.
Confeitaria Escalafobética | Sobremesas explicadas tim-tim por tim-tim é o primeiro livro da autora.

Bate-papo com Raíza Costa

Data: 12 de dezembro
Local: Senac | Casa do Comércio (Av. Tancredo Neves, 1109, 3° andar, Pituba, Slavador)
Inscrições: 71 3186-4000
Horário: das 16h às 17h
Entrada: um quilo de alimento não perecível

 

Lançamento
Data: 12 de dezembro
Local: Senac | Casa do Comércio (Av. Tancredo Neves, 3133, Caminho das Árvores, Salvador
Horário: das 18 às 21 horas
Senhas: as senhas são limitadas e serão distribuídas ao público no dia do evento, na própria livraria.

Ficha Técnica
Confeitaria Escalafobética | Sobremesas explicadas tim-tim por tim-tim
Autora: Raiza Costa
Editora: Editora Senac São Paulo
Número de páginas: 376