ANTERIOR

PRÓXIMA

22 de dez de 2017 |

às 16:39

Senac homenageia personalidades da arte e literatura da Bahia nomeando espaços da Casa do Comércio

Casa do Comércio

João Ubaldo Ribeiro, Mário Cravo Junior, Mirabeau Sampaio e Zélia Gattai. Estes grandes expoentes da cultura baiana agora nomeiam espaços do Senac no tradicional endereço da Casa do Comércio. São eles os três salões do restaurante-escola panorâmico, no décimo primeiro andar,  e o salão de eventos no terceiro andar do edifício, agora Espaço Mário Cravo, que tem capacidade para receber até 300 pessoas.

Um evento, reunindo o conselho do Senac e convidados, como as filhas do escritor João Ubaldo, Manoela e Emília, e a neta e o filho do artista plástico Mirabeau Sampaio, Juliana e Arthur Sampaio, foi realizado no restaurante, no dia 20 de dezembro, marcando a homenagem. Com quase 30 anos, o Restaurante Escola Casa do Comércio se diferencia por seu papel educacional, acolhendo, anualmente, mais de 5 mil jovens e adultos em busca de qualificação no setor.

A diretora do Senac Bahia, Marina Almeida, explica que, além de reverenciar baianos ilustres, a escolha se deve ao fato de que os quatro mantinham algum tipo de relação com a entidade. “A escritora Zélia Gattai e a família Amado, por exemplo, eram frequentadores assíduos do nosso restaurante”, salientou. Em mais uma homenagem, foram preparados para o evento dois pratos de massa do livro de receitas de Gattai.

O artista Mirabeau Sampaio colaborou, por muitos anos, com o Sistema Fecomércio-BA. Já Mário Cravo Neto é o autor da escultura em ferro, O Cruzeiro, instalada na lateral da Casa do Comércio. E João Ubaldo, em vários de seus escritos,  brindou seus leitores com muitas reflexões sobre o prazer da comida e a sustentabilidade alimentar -marcas formativas do Senac.

“O Sistema Fecomércio, através do Senac, que tem por missão educar para o mundo do trabalho, reverencia, com muita justiça, personalidades que nasceram ou adotaram a Bahia como centro de seu mundo, levando-a através de seus trabalhos para o mundo inteiro”, declarou o presidente Carlos de Souza Andrade, registrando, em especial, a homenagem feita ao artista modernista Mirabeau Sampaio, que é pai do diretor financeiro da Fecomércio, Arthur Sampaio.