ANTERIOR

PRÓXIMA

30 de mai de 2019 |

às 08:48

Toda baianidade gastronômica no Downtown RJ

Carregada na pimenta e no azeite de dendê, a Semana da Gastronomia Regional da Bahia está movimentando o Restaurante-escola Downtown, no Centro do Rio. Só no primeiro dia (29), mais de 300 clientes compareceram.  O evento segue até o dia 30 de maio para oferecer as diferentes cores e  sabores dessa gastronomia ímpar.
Quem está no papel de anfitrião é Carlos Alberto Neves, gerente do Centro de Educação Hoteleira da Casa do Comércio do DR BA. No comando da cozinha estão Euzimar Reis, Edson Santana e  Murilo Santos, instrutores de Hotelaria do  Regional baiano, em parceria com a equipe do Downtown RJ. “Este é o momento de mostrarmos a cultura do nosso estado, divulgarmos o trabalho desenvolvido pelo Senac em Educação Profissional e, é claro,  fortalecermos a marca da Instituição”, diz Carlos Alberto.
No bufê, a terra do Senhor do Bonfim foi contemplada pelo acarajé, vatapá, caruru, abará, bobó, sururu e muito mais… tudo para “Ioiô e Iaiá” não botar defeito. A montagem do ambiente ao som do axé compôs o clima. Porém, o que mais chamou a atenção dos visitantes foram os garçons que trocaram o uniforme preto e branco pelos coloridos abadás.  Na porta, a baiana, com seu lindo vestido branco rendado e sorriso no rosto, foi atração à parte.
À noite, o salão do restaurante dá lugar à aula-show, recebendo os empregados do Senac e da CNC, além de convidados.  Para começar, Murilo Santos vai ensinar como fazer o miniacarajé, o abará com vatapá e a salada baianinha. Caruru e xinxim de galinha serão os pratos principais. O fechamento ficará por conta das cocadas preta e branca. Tudo com direito à degustação. “Oba, salve a Bahia, Senhor”!

Vem da Bahia

A Semana da Gastronomia Regional da Bahia é uma mostra do que os visitantes encontram no Restaurante-escola Senac situado no Largo do Pelourinho, em Salvador, especializado na autêntica culinária baiana. Faz parte desse complexo cultural, formado por três belíssimos casarões coloniais do século XVIII, o Museu da Gastronomia Baiana que valoriza os sistemas alimentares da região nos contextos históricos, culturais e sociais.