ANTERIOR

PRÓXIMA

01 de jul de 2019 |

às 12:11

Senac participa de Intercâmbio Gastronômico com o México

No período de 17 a 22 de junho, o Senac Bahia, em constante busca por inovação, promoveu um intercâmbio gastronômico com o CONALEP - Colégio de Educação Professional Técnica, instituição mexicana. O Senac enviou a chef de cozinha Jacqueline Bomfim, do Restaurante Escola do Pelourinho, a Chetumal, capital do estado de Quintana Roo, para ministrar workshops de culinária baiana para 30 chefs e docentes mexicanos, oriundos do próprio estado, bem como de Oaxaca, Nuevo León, Guanajuato, Nayarit, Yucatán, Michoacán  e da Cidade do México. A chef baiana participou também, junto com os seus congêneres mexicanos, de oficinas de cozinha peninsular maia, ministrada por chefs de Cancun. 

As oficinas de culinária baiana e peninsular aconteceram na Universidade Tecnológica de Chetumal e o intercambio foi finalizado com uma mostra gastronômica México-Brasil realizada no Centro Internacional de Negócios e Convenções de Chetumal, na qual a chef Jacqueline apresentou ao público local pratos da culinária baiana. Empolgados com os frutos deste intercâmbio cultural, Aníbal José Pérez, diretor geral do CONALEP Quintana Roo e Javier López Pérez coordenador executivo da instituição agradeceram ao Senac a parceria, que propicia  "Capacitar os docentes na área de gastronomia para que nossos estudantes tenham ferramentas e correspondam com a demanda do mercado de trabalho", conforme salientou Perez.

O projeto aconteceu no âmbito da RIET – Rede Internacional de Educação para o Trabalho, que congrega instituições de ensino profissionalizante e tem como objetivo construir bases para uma educação inclusiva e de qualidade, fortalecendo as competências profissionais dos docentes envolvidos. Visa também divulgar o patrimônio gastronômico da Bahia, acrescenta Monique Badaró, assessora técnica da Direção Regional. A primeira parte do intercambio se deu em 2018, quando um chefe mexicano visitou o Senac, participando de ações formativas que culminaram na realização do Festival Culinária Mexicana. Em 2019, foi a vez do Senac enviar um docente e conhecer as experiências de ensino profissionalizante em gastronomia do México.

Para Marina Almeida, Diretora Regional do Senac Bahia, essas trocas propiciam estreitar relações com culturas alimentares de outros países, enriquecendo ainda mais a aprendizagem dos profissionais do Senac. Reforçando esta visão, Jacqueline Bispo considera que a experiência trouxe uma tomada de consciência sobre a importância da dimensão cultural da gastronomia, uma vez que os chefs e docentes mexicanos valorizam as suas tradições culinárias e defendem o uso dos ingredientes e técnicas locais.

COMENTAR ESSA MATÉRIA
  • Jailson costa sousa

    É, importante inovação com mercado de gastronomia com países , para buscar novos horizontes e capacitar os alunos.

  • Flávia Oliveira Silva

    Melhor instituição de ensino

  • Flávia Oliveira Silva

    Melhor instituição de ensino