ANTERIOR

PRÓXIMA

04 de fev de 2020 |

às 14:43

Observatório Gastronômico: Senac lança site voltado para culinária do Nordeste

A união de cultura, ingredientes, pratos típicos e festivais agora está compilada em um só portal.

A união de cultura, ingredientes, pratos típicos e festivais agora está compilada em um só site. O Senac, com objetivo de resgatar as pesquisas sobre a culinária patrimonial e dar espaço para pesquisadores da gastronomia, lança, no dia 5 de fevereiro, o Observatório do Patrimônio Gastronômico do Nordeste e Espírito Santo. O evento de apresentação acontece às 17h, no Restaurante Escola Senac Casa do Comércio – e contará com o um bate-papo com o tema “Comida para ver, sentir e pensar!”.

A mesa de conversa será composta por Raul Lody, antropólogo e curador do Museu da Gastronomia Baiana, Fernanda Cabrini, representante do movimento slow food, Uelcimar Santos, chefe e instrutor de gastronomia e Monique Badaró, assessora técnica do Senac.

Segundo Badaró, que também é coordenadora do núcleo de desenvolvimento do projeto, o intuito é criar uma agenda de pesquisa didática e colaborativa. “Nós queremos investir no conhecimento para conseguir traduzir isso em retorno para a população através dos cursos do Senac. A ideia é que o conteúdo tenha linguagem acessível e possa contar também com as participações de professores e estudantes do segmento”, contou.

O Observatório - Ao navegar pelo site, o usuário vai encontrar receitas, galeria de imagens, além de informações sobre produtos, ingredientes, festas, festivais, mercados e feiras que estão distribuídos por todos os Estados do Nordeste e Espirito Santo. As informações já podem ser vistas através da página observatoriogastronomico.senac.br.

Para participar – O pesquisador ou estudante que estiver interessado em colaborar com o site pode enviar um e-mail para o endereço: opanes@ba.senac.br. Serão consideradas pesquisas de campo, bibliográficas, etnografias, além de artigos e matérias publicadas na mídia impressa e digital. Todos os materiais são avaliados pelo núcleo do Observatório, com a tutoria de Raul Lody.

COMENTAR ESSA MATÉRIA
  • Tânia Maria Nascimento de jesus oliveira

    É interessante esta fusão e união de regiões ricas com sua raízes gastronômicas, dar oportunidades de conhecimento e vivenciar a riqueza do Nordeste brasileiros. com Participações de instrutores e especialistas da cozinha cheia de sabores. Obrigada a todos. sou recém - formada em gastronomia preciso muito aprender com os Senhores. Parabéns

  • Lidiana

    Muito interessante,??????Tudo que é voltado pra culinária me interessa bastante.