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15 de jul de 2020 |

às 17:34

Lançamento de programa de apoio ao setor hoteleiro

“Os empresários terão a oportunidade de abrir com mais segurança”, afirma diretora regional do Senac Bahia após lançamento do programa que auxilia a retomada do setor Hoteleiro no Nordeste

 

Evento virtual aconteceu na última segunda-feira (13/07) e recebeu representantes de todas as unidades do Senac Nordeste e Espírito Santo

 

O Senac lançou oficialmente, na última segunda-feira (13/07), o programa que auxiliará o setor de Hotelaria de todo Nordeste e o estado do Espírito Santo na retomada das atividades, conforme protocolos exigidos devido à Covid-19. O evento que aconteceu de forma virtual, foi destinado à imprensa regional e veículos do trade turístico nacional, e contou com a participação de convidados e representantes das demais unidades do Senac espalhadas pelo país.

O programa é uma iniciativa do Núcleo de Desenvolvimento Corporativo do Nordeste e Espírito Santo, com apoio do Departamento Nacional Senac, e inclui: capacitação das equipes do Senac de toda a Região Nordeste e Espírito Santo, disponibilização de vídeos gratuitos e atendimento sob medida para as empresas do setor.

A diretora regional do Senac Bahia, Marina Almeida, agradeceu à presença de todos e destacou a importância de a instituição estar buscando melhorias neste momento de pandemia. “Os empresários terão a oportunidade de abrir com mais segurança. É um momento de cuidados, transição, educação, novos hábitos e costumes. Acreditamos que a pandemia vai passar e precisamos também do preparo, entendendo que o Nordeste sempre foi e será um destino seguro. Com o apoio do nosso Diretor Nacional, Sidney Cunha, vamos seguir juntos no enfrentamento a esse novo momento, cumprindo a missão do Senac de educar pessoas e empresas para o trabalho no setor de comércio de bens, serviços e turismo”, afirmou durante a apresentação do projeto.

A diretora de Educação Profissional do Departamento Nacional do Senac, Anna Beatriz Waehneldt, afirmou não estar surpresa com o sucesso do lançamento do programa. “O núcleo responsável por este projeto vem propondo, ao longo dos anos, uma série de planos setoriais de desenvolvimento para apoio aos segmentos, mas, evidentemente, esta é uma iniciativa diferenciada por causa do impacto da pandemia nos setores produtivos. Através do programa “Hospitalidade Segura”, com uma mobilização de consultorias especializadas, houve uma percepção de todos os diretores do Nordeste e do Espírito Santo sobre a importância de o Senac apoiar o segmento que tem uma relevância fundamental”, declarou durante a coletiva.

“Estamos felizes em abrir de forma bem solene o plano diretor transversal e quero parabenizar a coordenação da Bahia, com apoio dos regionais do Nordeste e Espírito Santo. Estamos trazendo agora a oportunidade de ter um produto bem elaborado, mas que a gente possa desenvolver a cultura da segurança, além dos protocolos. Estamos engajados na vontade de fazer melhor, com o compromisso, que é marca do Senac. Aproveitem o material que foi pensado com muito carinho para esta área”, pontuou a diretora regional do Senac Alagoas, Telma Maria Ribeiro.

O programa está alinhado com o Movimento Hospitalidade Segura, composto pelas entidades: Associação Brasileira Da Indústria De Hotéis (ABIH Nacional), Fórum De Operadores Hoteleiros Do Brasil (FOHB), Brazilian Luxury Travel Association (BLTA), Resorts Brasil, Federação Brasileira de Hospedagem e Alimentação (FBHA) e Senac São Paulo.

Simone Scorsato, diretora executiva da BLTA e coordenadora do Movimento Hospitalidade Segura, relatou durante o evento como foi o processo de construção do programa, unido às entidades, e destacou que “é muito importante essa ação do Senac, do Sistema S, do Sebrae em disseminar esse conteúdo de forma exemplar por meio dos vídeos. Isso nasceu do projeto Hospitalidade Segura e agora segue com vocês”.

Alexandre Sampaio, presidente da FBHA - Federação Brasileira de Hospedagem e Alimentação, saudou a iniciativa do Senac Bahia e pontuou que o programa permitiu a viabilidade do plano que foi construído em São Paulo. “Ele entra na especificidade de competência do Senac, por isso, ele ganha uma importância fundamental. É necessário que o Sistema S fizesse esse trabalho, para prover toda a sociedade empresarial que ansiava por um produto de qualidade que o Senac pode promover”.

O projeto também contou com a consultoria do Professor Marcelo Boeger, de hospitalidade e higiene hospitalar e de Maria José Dantas, presidente da Associação Brasileira de Governança Hoteleira (ABG). “Estamos aqui por um motivo muito maior do que apenas retomada econômica. Temos a sobrevivência de empregos, empresas, cargos, destinos, principalmente no que se refere a Região Nordeste e Espírito Santo, que são destinos conhecidos mundialmente. Claro que tem que atender os anseios dos empresários na retomada segura, o que é extremamente importante”, pontuou Marcelo Boeger durante a coletiva.

O professor Boeger contou o desafio de desenvolver o programa, que contém material produzido e narrado por ele. “A gente percebeu a importância do que tem nas mãos para que a gente possa praticar isso em todo o mercado. Independente de um hostel, de um grande resort, de um hotel urbano ou de uma pequena pousada. A ideia do “fique em casa” começa a ser mudada para o “pode vir que é seguro”.

O programa – A capacitação das equipes teve como objetivo preparar o corpo de instrutores de todos os estados do Nordeste e Espírito Santo para atender aos empresários quanto à aplicação dos protocolos sanitários.

Os vídeos podem ser acessados nos canais do YouTube Senac de todos os regionais. “Os vídeos dos protocolos são vídeos relativamente rápidos, mas bastante intensos, com bastante conteúdo, que visam dar equilíbrio entre a segurança e a viabilidade da sua implantação. Ele está alicerçado em cinco eixos: distanciamento social, paramentação, higiene pessoal, sanitização de ambientes e monitoramento”, explica o professor Marcelo Boeger.

Estes vídeos poderão apoiar os meios de hospedagem em uma reabertura segura, pois tratam dos pontos críticos apresentados nos protocolos do Movimento Hospitalidade Segura em que equilibram segurança e viabilidade operacional. Os atendimentos sob medida aos empresários do setor incluem: mentorias gratuitas, cursos, oficinas e consultorias, segundo as necessidades e especificidades de cada Estado.