ANTERIOR

PRÓXIMA

18 de jan de 2021 |

às 11:50

Hospitalidade em nova forma

E em quanto tempo se faz uma nova forma de servir? Para empreendedores do setor de turismo e hospitalidade, que zeraram suas atividades na quarentena, a resposta teve que vir de forma rápida e concisa.

E em quanto tempo se faz uma nova forma de servir? Para empreendedores do setor de turismo e hospitalidade, que zeraram suas atividades na quarentena, a resposta teve que vir de forma rápida e concisa.  Com a reabertura de grandes grupos de hotéis pelo Nordeste no segundo semestre de 2020, a retomada do turismo pelo Brasil aconteceu no mês de agosto e trouxe a reabertura de pousadas e hostels.

Pensando na retomada da atividade econômica em toda a Bahia, o Senac preparou mentorias para auxiliar os estabelecimentos comerciais a se adequarem à realidade e exigências do momento atual. Para os Salões, Barbearias e Espaços de beleza, Bares e Restaurantes, Lojas do varejo e hotelaria, o conteúdo das mentorias orientou os gestores e funcionários sobre boas práticas e protocolos exigidos pelo contexto da COVID-19.

Para Matheus Menezes, proprietário da Pousada Aconchego, localizada em Morro de São Paulo, cinco meses fechados significaram muito para uma pequena comunidade que depende exclusivamente do turismo. Nesse período, o empresário conta que a estratégia financeira foi reduzir ao máximo custos fixos e variáveis, além de manter os funcionários em casa. “ Também busquei informações relevantes sobre a retomada do setor em cidades do Brasil e do exterior. Esse benchmarking foi importante para identificar tendências e tentar adaptá-las à nossa realidade”, comentou.

“Mudanças levam tempo para serem assimiladas e incorporadas à rotina. A objetividade da mentoria do Senac resultou em maior eficiência nas atividades do dia a dia em nossa pousada. Aprendemos bastante sobre uso e higienização de EPI’s, processos internos de cuidados com rouparia, limpeza, lavanderia, cozinha e governança de forma geral. A prática nos rende elogios por parte de hóspedes, que se sentem seguros e satisfeitos com tanto cuidado e carinho”, contou Matheus Menezes.

A Pousada Aconchego foi um dos mais de 700 estabelecimentos que participaram das mentorias de Protocolos Sanitários oferecidas pelo Senac. Ao todo, foram mais de 3 mil participantes nos quatro segmentos disponíveis. De acordo com Monique Badaró, coordenadora do Programa, a intenção foi corroborar com o empresariado de forma gratuita nesse momento de dificuldade. “Os nossos assessoramentos foram diretos nas questões que mais impactam atualmente para a operação das empresas, além de ensinar estratégias de enfrentamento e transformação”, contou Badaró.

Entre setembro e outubro de 2020, o índice de atividades turísticas no país registrou alta. O índice cresceu 7,1%, impulsionado, principalmente, pelos serviços de alojamento e alimentação. Esse é um movimento que só reforça a necessidade de cumprimento dos protocolos de segurança e higiene. Para conferir o conteúdo extra produzido pelo Senac é só acessar o Youtube do Senac Bahia.

Matéria da 30ª Edição da Revista Fecomércio-BA. Confira na íntegra: https://bit.ly/35QDW3s