ANTERIOR

PRÓXIMA

02 de fev de 2021 |

às 11:09

Recomeçar Sempre inicia segundo ciclo de cursos profissionalizantes para pessoas em vulnerabilidade social

O segundo ciclo da capacitação, realizada pela Secretaria Municipal de Promoção Social, Combate à Pobreza, Esportes e Lazer (Sempre), em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac).

“Estou tão feliz em participar desse curso de corte e costura. Vou agarrar essa oportunidade, aprender muito. Quero trabalhar com isso e ganhar meu dinheirinho”, disse Karine Jesus, 42 anos, aluna de um dos cursos do Programa Recomeçar Sempre, iniciado nesta segunda-feira (01), no Senac Aquidabã. O segundo ciclo da capacitação, realizada pela Secretaria Municipal de Promoção Social, Combate à Pobreza, Esportes e Lazer (Sempre), em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), é voltado às pessoas em situação de vulnerabilidade social, e faz parte do conjunto de ações de retomada econômica para a população carente, mais impactada em função da pandemia do coronavírus.

Ao todo, estão sendo ofertados oito qualificações profissionais, ministradas pelo Senac. De acordo com o cronograma, além do curso básico de corte e costura, e aplicativos básicos de informática, as capacitações em cabeleireiro assistente, manicure e pedicure, também, serão promovidas, tendo início a partir do dia 08/02, na unidade Aquidabã. Já as aulas para produção de salgados comerciais, preparação de abará e acarajé, fabricação de pizza, e bombons e trufas, serão realizadas no Complexo Social de Pau da Lima, a partir dos dias 09/02, 10/02 e 23/03, respectivamente.

O secretário da Sempre, Kiki Bispo, destacou o papel social da capacitação. “A qualificação profissional gera oportunidades e mudanças de vida. Para além de alimentação, acolhimento, é fundamental promover ações para que as pessoas em vulnerabilidade social possam desenvolver seus potenciais, sua autonomia”, afirma.

Segundo a diretora do Senac, Marina Almeida, os cursos em parceria com a SEMPRE são um diferencial prático para as pessoas que querem empreender. “A equipe Senac está nesse projeto para oferecer todas as ferramentas e conhecimentos necessários para oportunizar uma melhor qualidade de vida para esses alunos. Como educadora e´ muito gratificante ver pessoas em busca de capacitação profissional”, disse.

Os 103 alunos selecionados para participar dos cursos são assistidos dos serviços socioassistenciais (CRAS, CREAS, Centros POP, UAIS), pessoas e famílias em situação de rua; beneficiários do Auxílio Moradia; usuários dos serviços de fornecimento de refeição (Restaurantes Populares); além de desempregados, com faixa etária entre 18 e 60 anos.

Para conhecer mais sobre o projeto, acesse o site da SEMPRE