ANTERIOR

PRÓXIMA

29 de mar de 2021 |

às 14:28

Senac inspira: Um novo começo

Às vezes, a realização de um sonho só precisa de uma dose de oportunidade. Recomeçar em uma nova profissão ou começar a empreender pode ser um desafio, mas, com as ferramentas certas é possível transformar a realidade de muitas famílias.

Às vezes, a realização de um sonho só precisa de uma dose de oportunidade. Recomeçar em uma nova profissão ou começar a empreender pode ser um desafio, mas, com as ferramentas certas é possível transformar a realidade de muitas famílias. Esse é objetivo do programa Recomeçar Sempre, da Secretaria Municipal de Promoção Social, Combate à Pobreza, Esportes e Lazer (Sempre), em parceria com Senac. Ao todo, são ofertadas oito qualificações profissionais nas áreas de Beleza, Gastronomia e Tecnologia da Informação. As atividades são voltadas para pessoas em situação de vulnerabilidade social, e faz parte do conjunto de ações de retomada econômica para a população carente, mais impactada em função da pandemia do coronavírus. Para Islan Maurício, de 31 anos, aluno da capacitação em bombons e trufas, todo dia era uma aventura e um aprendizado diferente. “Eu aprendi a empreender, a conhecer os produtos e a saber como lidar com os meus clientes", contou. Já para Karine Jesus, 42 anos, aluna do curso de Corte e Costura, essa é uma oportunidade para começar a ter uma renda extra: “Estou tão feliz em participar desse curso. Vou agarrar essa oportunidade, aprender muito. Quero trabalhar com isso e ganhar meu dinheirinho”, revelou.

Segundo a diretora do Senac, Marina Almeida, os cursos em parceria com a SEMPRE são um diferencial prático para as pessoas que querem empreender. “É preciso entender que a educação é uma ferramenta de transformação social e de geração de renda. A equipe Senac está nesse projeto para oferecer todos os conhecimentos necessários para colocar os alunos no mercado de trabalho e despertar o empreendedorismo”, disse, acrescentando que o projeto prevê a capacitação de mais de 400 pessoas.

O secretário Kiki Bispo destacou o papel social da capacitação. “A qualificação profissional gera oportunidades e mudanças de vida. Para além de alimentação, acolhimento, é fundamental promover ações para que as pessoas em vulnerabilidade social possam desenvolver seus potenciais, sua autonomia”, afirma.

Certificações – Mais de 70 alunos do programa Recomeçar Sempre já receberam o certificado de qualificação profissional do Senac. Emocionada, Lívia Lopes, de 39 anos, declarou que o curso possibilitou um leque de possibilidades em sua vida. “A oportunidade foi excepcional para mim, porque eu estou desempregada e concluir essa capacitação me deu bastante incentivo. Fiz o curso de preparo de pizza e me apaixonei pela experiência. Já penso em fazer kits de pizzas para começar a vender”, disse.

Próximos passos – De acordo com a gerente de Relacionamento com o Mercado do Senac, Leila Dantas, a escolha das capacitações foi pensada para que as pessoas tivessem a possibilidade de ingressar no mercado de trabalho e empreender. Além disso, a parceria entre a Prefeitura e o Senac já estuda a ampliação dos cursos para as ilhas de Bom Jesus dos Passos e de Maré.

 

Texto disponível na Revista Fecomércio. 

COMENTAR ESSA MATÉRIA
  • Marilia Pereira De Almeida

    Esse programa vem trazer uma oportunidade para ajudar as pessoas que vivem em vulnerabilidade e que realmente queira alcançar seus objetivos.