ANTERIOR

PRÓXIMA

01 de jul de 2021 |

às 17:41

Secretaria de Educação de Feira de Santana oferece cursos profissionalizantes para estudantes da EJA em parceria com o Senac

O primeiro passo para a inserção no mercado de trabalho é a qualificação profissional. Neste sentido, a secretaria de Educação do município de Feira de Santana, em parceria com o Senac, vai oferecer aos mais de 3 mil estudantes da Educação de Jovens e Adultos (EJA) da Rede Municipal cursos profissionalizantes gratuitos.

O primeiro passo para a inserção no mercado de trabalho é a qualificação profissional. Neste sentido, a secretaria de Educação do município de Feira de Santana, em parceria com o Senac, vai oferecer aos mais de 3 mil estudantes da Educação de Jovens e Adultos (EJA) da Rede Municipal cursos profissionalizantes gratuitos. A formação será nas áreas de comércio, gestão, saúde, asseio, conservação e zeladoria.

Os cursos terão a carga horária total de 160 horas e serão para as seguintes funções: porteiro e vigia, repositor de mercadorias, promotor de vendas, assistente de logística, recepcionista e cuidador de idosos. As turmas serão compostas por 20 estudantes. As aulas serão ministradas de forma presencial, obedecendo ao protocolo sanitário de prevenção à Covid-19. O local será definido pela Seduc.

A secretária de Educação, Anaci Paim, destaca que o investimento na capacitação profissional representa uma importante conquista para os estudantes da EJA, pois são alunos que estão em busca de uma oportunidade de trabalho. “Proporcionar a esses estudantes uma chance de ingresso no mercado de trabalho, de forma qualificada, é também garantir que eles possam continuar estudando porque a grande maioria depende dessa condição para seguir em frente”, observa a secretária.

Segundo a gerente do Senac, Angélica Dias, o atendimento ao público da EJA corrobora com a construção de novos conhecimentos e desenvolvimento de competências importantes para a inserção cidadã dessas pessoas no mundo do trabalho.

Os estudantes não terão nenhum custo para participar dos cursos. Eles terão acesso a materiais didáticos, como livros ou apostilas, pasta, bloco de anotações e caneta. Os alunos aprovados, desde que atendam aos pré-requisitos e obtenham o mínimo de 75% de frequência, receberão certificado.