ANTERIOR

PRÓXIMA

27 de out de 2021 |

às 15:45

Restaurante Senac Casa do Comércio faz homenagem ao chef Edson Santana

A cozinha do Restaurante Senac Casa do Comércio agora tem o nome do chef que fez história na instituição

A cozinha do Restaurante Senac Casa do Comércio agora tem o nome do chef que fez história na instituição –  Edson Santana dedicou todo seu amor pela gastronomia em mais de 30 anos de trabalho para o Senac. Na tarde do dia 26 de outubro, com as presenças do presidente do Sistema Fecomércio-BA, Carlos de Souza Andrade, do vice-presidente, Kelsor Fernandes, da diretora do Senac, Marina Almeida, e da equipe do restaurante, foi feito o descerramento da placa em homenagem a esse profissional que faleceu no início de 2021.

Segundo Marina Almeida, o Senac não poderia deixar de prestigiar um chef que contribuiu com o crescimento e formação de tantos alunos. “Essa foi a forma que escolhemos para homenagear essa pessoa que foi tão importante para nós. Agora a cozinha do Restaurante Senac Casa do Comércio tem o nome de um grande professor e amigo”





Quem era o chef -
Edson Conceição Santana, aos 22 anos de idade iniciou a formação de cozinheiro no Restaurante Escola Senac Pelourinho, em Salvador.O seu percurso profissional no Senac Bahia lhe propiciou diversas oportunidades de crescimento. Para além ser um grande Chef de Cozinha, Edson também coordenava uma equipe de 25 docentes de gastronomia e toda operação da cozinha. Em seu caminho fez diversos cursos de aperfeiçoamento e, ao longo dos anos, concluiu duas graduações na Faculdade Estácio - FIB – a primeira graduação tecnológica em gastronomia o bacharelado em pedagogia. A formação em pedagogo era motivada pelo desejo de atuar ensinando, acreditando nas transformações de vidas a partir da educação profissional.

O Chef Edson Santana, também chamado carinhosamente por todos seus liderados de” Edinho”, participou, ao longo de 30 anos, de momentos históricos para o Senac Bahia, que ressaltavam seu talento desenvolvido na cozinha. Entre os festivais internacionais estão: a Feira Internacional de Nancy (1994), o Festival Gastronômico da Culinária Baiana em Valência na Espanha (1998), a Semana Brasileira de Cultura e Gastronomia Baiana (2013) e o Festival Gastronômico Brasil Uruguai (2016).

 

Edson Santana - segundo da esquerda para direita no Festival de Valencia em 1998

Edson Santana - segundo da esquerda para direita no Festival de Valencia em 1998

Edson Santana - no centro da foto no Festival Gastronômico no Uruguai em 2016