ANTERIOR

PRÓXIMA

18 de mar de 2022 |

às 15:21

Competidora do Maranhão vence seletiva de educação profissional realizada no Senac Bahia

Na disputa da última seletiva, a jovem Pâmela da Conceição, representante do Senac Maranhão foi a vencedora na ocupação Serviço de Restaurante, realizada no Restaurante Senac Casa do Comércio entre os dias 15 a 17 de março.

O Brasil fechou ontem (17), a equipe que irá disputar a maior competição mundial de educação profissional, a WorldSkills, em Shanghai, na China. Na disputa da última seletiva, a jovem Pâmela da Conceição, representante do Senac Maranhão foi a vencedora na ocupação Serviço de Restaurante, realizada no Restaurante Senac Casa do Comércio entre os dias 15 a 17 de março.

A qualidade técnica das duas competidoras chamou a atenção de todos os o que acompanharam o processo avaliativo. “Tivemos o privilégio em receber, aqui na Bahia, duas jovens que abrilhantaram esta seletiva com competência e desenvoltura. Demonstraram que, com uma qualificação adequada, estão preparadas para os desafios que o mercado de trabalho exige”, resumiu Marina Almeida, Diretora Regional do Senac Bahia. “Nos vemos em Shanghai”, finalizou.

“Estou muito feliz em representar o Brasil na ocupação Serviço de Restaurante e agradecer ao Senac pela dedicação nestes dois anos de preparação. Sabemos que ainda temos um longo caminho pela frente até a China, mas confio muito nos profissionais daqui e colocaremos em prática o que aprendemos”, explicou a vencedora Pâmela.

 

A disputa

No início das atividades, a equipe de avaliadores, sob a orientação do Expert André Souza, ao passar pelo processo de ambientação, definiu a disputa como “foco e diversão”, passando às competidoras Pâmela da Conceição, representando o Senac Maranhão e Rayssa Cerqueira, dicas e orientações para o desenrolar da seletiva.

Todas as provas e etapas contavam com um tempo, que incluía a instrução do módulo pelo Expert, a organização do espaço pelos chefes de oficina, a arrumação e organização do espaço pelas competidoras e a atividade. Cuidados com a higiene, limpeza, habilidade no manejo dos utensílios, na organização das mesas e a exploração da criatividade, na elaboração das bebidas e sobremesas de assinatura, compuseram a rotina da dupla durante os três dias de ações.

A competição serviu também de vitrine para jovens que pretendem seguir os passos das competidoras. Alunos dos cursos de gastronomia do Senac Casa do Comércio e Pelourinho fizeram um tour pelo espaço de competição e puderam vivenciar toda a pressão e precisão na execução dos serviços. “A gente aprende muito estando aqui pessoalmente. Consigo observar o quão detalhistas elas são e me espelho nelas. Trabalho com gastronomia desde 2021 e estava insegura em dar próximos passos, mas o Senac me despertou novos conhecimentos, como a atenção especial com os vinhos. Hoje tive a certeza de que estou no caminho certo”, explica Lauriene dos Santos, aluna do curso de Garçom.

Muito mais do que servir clientes

O serviço em restaurante vai muito além do que prestar um (excelente) atendimento ao cliente. Cabe ao garçom ou garçonete oferecer acesso a uma experiência gastronômica completa, que vai desde a recepção e acomodação dos visitantes até a produção de bebidas e comidas personalizadas, em complemento ao menu principal oferecido nos estabelecimentos.

Durante o curso de formação profissional são trabalhadas e desenvolvidas estas competências e habilidades, seguindo um processo pedagógico que estimula o aluno a desenvolver sua criatividade e a ter acesso a técnicas que o permitam identificar bebidas pelo olfato e textura, corte de frutas, decoração de coquetel, preparação de drinks e mise en place de espaços para jantares casuais, finos e banquetes.

A seletiva nacional compõe o projeto Competições Senac de Educação Profissional. “Em nome do Departamento Nacional do Senac, que confia neste trabalho, quero agradecer o apoio de todos nesta etapa e dizer que o objetivo principal é o de promover internacionalmente a qualidade o trabalho realizado pelo Senac no processo de formação profissional para o mercado brasileiro, atendendo ao propósito de educação com a qualidade dos nossos instrutores e equipe pedagógica”, explicou Daniele Lordelo, Gerente de Educação Corporativa do Senac.

 

Bahia já tem representante na Worldskills 2022

 

O Senac Bahia também será representado no torneio internacional. Na ocupação cozinha, Vinícius Simões, de 20 anos disputará o posto de melhor cozinheiro juvenil com representantes de outros 52 países. Vinícius viajará para a China com o chef e treinador João Victor Gomes e equipe.

Durante dois anos, o baiano de Itanagra (localizado a 130km de Salvador) se preparou para a competição, mesclando o conhecimento teórico em gastronomia às atividades práticas na cozinha. “Passei por uma longa jornada durante esse tempo e todo o esforço daqueles que de dedicaram comigo valeram a pena. Agradeço ao Senac por me proporcionar esta experiência”, resumiu.

Participação do Senac na Worldskills

 

Desde 2009 (no Canadá), o Senac tem participado dessa competição – as edições seguintes ocorreram na Inglaterra (Londres, em 2011), na Alemanha (Leipzig, em 2013), no Brasil (São Paulo, em 2015), nos Emirados Árabes (Abu Dhabi, em 2017) e na Rússia (Kazan, em 2019). A próxima edição será em 2022, em Xangai, na China.

Em 2015, o Senac conquistou duas medalhas de bronze (em Cozinha e Serviço de Restaurante) e três medalhas de excelência (em Cuidados de Saúde e Apoio Social, Florista e Cabeleireiro).

Em 2019, uma prata (em Cuidados de Saúde e Apoio Social) e mais três medalhas de excelência (Cabeleireiro, Cozinha e Estética e Bem-Estar).