ANTERIOR

PRÓXIMA

09 de ago de 2022 |

às 16:36

Senac participa de iniciativa do Agosto Lilás em Salvador

Em cerimônia realizada no Teatro Gregório de Mattos, no Centro Histórico, a Prefeitura anunciou, nesta terça-feira (9), uma série de iniciativas para enfrentamento à violência contra a mulher.

Divulgação: SECOM

Em cerimônia realizada no Teatro Gregório de Mattos, no Centro Histórico, a Prefeitura anunciou, nesta terça-feira (9), uma série de iniciativas para enfrentamento à violência contra a mulher. Foram apresentadas ações do Agosto Lilás, da plataforma on-line Compre Delas, parcerias com o Ministério Público do Trabalho (MPT) para denúncia, resgate e acolhimento de mulheres vítimas de violência, capacitação via Sistema S (Senai, Senat, Senac e Sesi) e a colaboração de diversos órgãos municipais.

Os detalhes foram apresentados pelo prefeito Bruno Reis em uma roda de conversa formada pela secretária municipal de Política para Mulheres, Infância e Juventude (SPMJ), Fernanda Lordêlo; a diretora de Política para Mulheres da SPMJ, Fernanda Cerqueira; e Luiz Carneiro, procurador-chefe do Ministério Público do Trabalho (MPT-BA). Na ocasião, foi assinado um termo de cooperação técnica entre as partes, com a finalidade de garantir, desenvolver e acompanhar políticas públicas, apoiar as ações relacionadas à mulher e à juventude, bem como promover e defender os direitos da criança e do adolescente no município de Salvador.

Durante a fala, o prefeito recordou as ações implementadas pela Prefeitura para oferecer capacitação, acolhimento e oportunidades às mulheres soteropolitanas. “Este trabalho acontece em Salvador durante todo o ano, mas neste mês enfatizamos com uma série de ações e iniciativas, sempre procurando proteger, empoderar e garantir às mulheres um papel de destaque em nossa sociedade”, declarou Bruno Reis.

 

O chefe do Executivo municipal ressaltou ainda que a capital baiana é a cidade da diversidade e a expectativa é de que essas ações sejam um incentivo ainda maior para as mulheres. Outras iniciativas destacadas pelo gestor foram a criação do Núcleo de Enfrentamento ao Feminicídio (NEF), no Comércio, e início das obras de construção da Casa da Mulher Brasileira, no Stiep, além das atividades de acolhimento e cuidado para o público feminino e conscientização da população em geral.

Fernanda Cerqueira lembrou que as ações apresentadas proporcionam às mulheres acesso a direitos fundamentais, além de capacitá-las com noções de empreendedorismo. “Estamos inseridos em espaços, instituições e órgãos para identificar, acolher e trabalhar para a erradicação da violência contra a mulher”, pontuou.