ANTERIOR

PRÓXIMA

20 de jun de 2023 |

às 15:40

Crescimento do mercado de vinhos abre espaço para eventos na Bahia

Realização em Salvador, nos dias 21 e 22 de julho, e, pela primeira vez, em Vitória da Conquista, nos dias 27 e 28 de julho.

O consumo de vinho tem se tornado uma tendência crescente no Brasil nos últimos anos. Apesar da cerveja ser a queridinha em eventos e festas, as bebidas à base de uva estão ganhando cada vez mais adeptos. Segundo a Wine Intelligence, há mais do que o dobro de consumidores de vinho no país do que havia em 2010, com o acréscimo de consumo mensal de cerca de 36% e média 2,78 litros por pessoa.

Os dados são positivos também para quem comercializa a bebida. De acordo com informações do Instituto Brasileiro do Vinho (IBRAVIN) em 2021, a produção de vinho no Brasil foi de aproximadamente 354,6 milhões de litros. Deste montante o país exportou cerca de 3,4 milhões de litros de vinho, gerando receitas de aproximadamente US$ 5,5 milhões.

A maior parte das vinícolas são provenientes do Sul, sendo a Serra Gaúcha, no Rio Grande do Sul, a mais conhecida e maior produtora de vinhos do país. Apesar do recente investimento, o Nordeste não fica atrás e tem crescido nesse mercado, principalmente na Bahia, no Vale do São Francisco.

Além disso, eventos como degustações, feiras de vinho e cursos de enologia têm se tornado mais comuns, proporcionando aos consumidores a oportunidade de aprender mais sobre o mundo do vinho e experimentar diferentes rótulos. O Senac Bahia possui uma oferta direcionada para os amantes de vinho com cursos focados em harmonização e estudos gerais.

Rota do Vinho Para os fãs de vinho, o Senac tem uma boa notícia. A Rota do vinho chega na sua 3º edição, com realização em Salvador, nos dias 21 e 22 de julho, e, pela primeira vez, em Vitória da Conquista, nos dias 27 e 28 de julho. As inscrições podem ser feitas pelo site www.ba.senac.br/rota-do-vinho, com preços que variam por lote. A entrada garante participação em palestras e feira de vinhos com rótulos selecionados – as vagas são limitadas.