ANTERIOR

PRÓXIMA

16 de ago de 2023 |

às 15:00

Parceria entre Senac, Senar e Sebrae aproxima agricultura familiar do consumidor final

Protocolo de intenções para execução do programa Rural à Mesa foi assinado nesta terça-feira (25) por dirigentes das instituições

Por Carlos Baumgarten

Um protocolo de intenções foi assinado nesta terça-feira (15), no restaurante Sesc/Casa do Comércio, com o objetivo de executar ações do programa Rural à Mesa. O objetivo é aproximar produtores da agricultura familiar e o consumidor final, auxiliando no acesso a mercado e oferecendo capacitações na área de gestão.

O documento foi assinado pelo presidente do Sistema Fecomércio-BA, Kelsor Fernandes, pelo superintendente do Sebrae Bahia, Jorge Khoury, pelo diretor técnico da instituição, Franklin Santos, pelo presidente do Sistema Faeb/Senar e do Conselho Deliberativo Estadual do Sebrae Bahia, Humberto Miranda, e pela diretora do Senac, Marina Almeida.

Atualmente, o programa conta com 30 agricultores cadastrados de Camaçari que fornecem, por meio da Cooperativa de Monte Gordo (Coopermonte), seus produtos ao Senac, que são utilizados no Restaurante-Escola Senac Casa do Comércio. A cooperativa oferece apoio logístico, organizando a recepção e a entrega dos produtos.

O programa Rural à Mesa busca fomentar a agricultura familiar, com ações de formação gerencial, assistência técnica rural e comercialização. Ao Sebrae, cabe a realização de capacitação em cooperativismo, consultorias na área financeira, de estruturação gerencial da cooperativa, de inovação, entre outras ações. Já o Senar oferece assistência técnica aos produtores.

Na prática, o Senac compra diretamente de produtores rurais do entorno. Com essa aliança entre o Restaurante-Escola Senac Casa do Comércio e os produtores locais, os clientes recebem alimentos frescos, saborosos e saudáveis, completamente livres de defensivos agrícola, sem a intermediação de outros fornecedores, encurtando o caminho entre a produção e o consumo de alimentos.

Foto: César Vilas Boas/Fecomércio-BA

O superintendente do Sebrae, Jorge Khoury, destacou a importância da parceria inédita. “Esse é um momento importante, em que evidenciamos a força que temos quando atuamos em parceria. É dessa forma, atuando em conjunto, que podemos levar a nossa missão para todo o território baiano. Juntos podemos fazer muito mais”, disse Khoury.

O presidente do Sistema Fecomércio-BA, Kelsor Fernandes, falou sobre a construção cuidadosa do programa, que tem como referência uma iniciativa já realizada em Brasília. “Estamos fazendo acontecer esse importante programa, por meio dessa parceria fundamental com o a Faeb e o Sebrae”, pontuou.

O presidente do Sistema Faeb/Senar e do CDE do Sebrae Bahia, Humberto Miranda, afirmou que o programa une quem produz e quem demanda, garantindo a entrega de produtos de qualidade. “O programa também traz segurança, com produtos com certificados de origem, além do processo educacional envolvendo o Senac e a capacitação na área de gestão com o Sebrae. O objetivo agora dar escala a essa iniciativa”, concluiu.

Foto: César Vilas Boas/Fecomércio-BA

O produtor rural Roque Santos é um dos beneficiados pelo programa. Ele esteve presente no ato de assinatura realizado nesta terça-feira e ressaltou que a iniciativa traz segurança para os produtores. “Antes, ficávamos de feira em feira para tentar vender nossos produtos. Agora, temos a segurança de que nossa produção será direcionada. É um processo muito importante e tenho certeza que vai ajudar muitos outros produtores”, disse.

A representante da Coopermonte, Rosane Passos, também participou do evento e afirmou que o programa é fundamental para os produtores. “Esperamos conseguir captar ainda mais produtores de toda a Região Metropolitana”, apontou.