ANTERIOR

PRÓXIMA

15 de set de 2023 |

às 15:36

A importância da leitura para o jovem aprendiz

Escrito pela aluna Bruna Santana - Jovem aprendiz de Feira de Santana

"A leitura é para o intelecto o que o exercício é para o corpo", disse o poeta inglês, Joseph Addison. A partir dessa reflexão podemos perceber que o ato de ler vai além de um simples entretenimento, mas também, potencializa o nosso conhecimento. Quanto mais a leitura se faz presente na vida dos indivíduos, uma série de benefícios são adquiridos e postos em prática. Dentre eles estão presentes o controle de estresse, expansão do vocabulário, estímulo da memória, habilidade para escrever, criatividade e comunicação.

Os benefícios supracitados se fazem indispensáveis na vida do jovem aprendiz, uma vez que tais habilidades se tornam um diferencial valorizado no mercado de trabalho. A comunicação é indispensável no ambiente profissional e um jovem bem preparado contribui para propor soluções, debater ideias, expor opiniões e explicar estratégias de maneira clara e coerente. A leitura nos põe em contato com diferentes expressões, palavras e significados que nos ajudam a diversificar nossas falas, entendimento das coisas ao nosso redor e expande nossos horizontes cognitivos.

A leitura abre portas e quem não a pratica está fadado a continuar preso a mesma linha de raciocínio e somente a uma visão limitada do mundo.

Tecnologias, métodos de trabalho e informações estão sempre evoluindo e aquele que está sempre a par do que acontece no mundo ou na sua área atuante se destaca perante os demais, pois demonstra domínio daquilo que se fala.

Habilidades criativas, boa dialética e capacidade de escrita são requisitadas por recrutadores. E todas elas podem ser adquiridas por meio da leitura, entretanto o hábito continua sendo tratado de maneira indiferente no nosso país, que por conseguinte, proporciona a desqualificação de muitos jovens no mercado de trabalho.