ANTERIOR

PRÓXIMA

11 de out de 2023 |

às 17:14

Sistema Fecomércio-BA realiza grande evento para comemorar 20 anos do Mesa Brasil Sesc e lançar a 10ª edição da campanha Natal Solidário

Evento vai acontecer dia 17 de outubro, no Teatro Sesc Casa do Comércio, reunindo parceiros, ONGs, autoridades, colaboradores e imprensa.

A responsabilidade social está no DNA do Sistema Comércio Bahia, formado pela Fecomércio, Sesc e Senac, entidades com mais de 75 anos de atuação. No próximo dia 17/10 (terça-feira), às 18h30, um evento, no Teatro Sesc Casa do Comércio, fará uma grande celebração da atuação da instituição em prol do social, ao comemorar as duas décadas do programa Mesa Brasil Sesc e marcar o lançamento da campanha Natal Solidário, em seu 10º ano. A programação contará com show do cantor e compositor Gerônimo, com acesso para convidados e colaboradores, mediante doação de alimentos estocáveis (sujeita à lotação do espaço).

Natal Solidário 2023 – a campanha de arrecadação de donativos para entidades que atendem a crianças e idosos começou com 17 instituições beneficiadas. Hoje são mais de 200 entidades assistidas, entre capital e interior, por meio de uma verdadeira rede de parceiros, entre colaboradores, sindicatos e empresas. Somente nos últimos três anos foram arrecadas mais de 900 toneladas de donativos, com distribuição feita pelo Mesa Brasil.

Com o mote “Há dez anos fazendo gente brilhar”, a 10ª edição do Natal Solidário Sistema Fecomércio-BA terá sua largada no próximo dia 17, quando serão apresentados novos parceiros e meios de doar, pontos de doação, que incluem as unidades Sesc e Senac em todo Estado, e as ações sociais que vão ocorrer entre novembro e dezembro, na busca pela maior arrecadação de todos os tempos.

“O Natal Solidário e o Mesa Brasil estão intimamente ligados. A maioria das instituições credenciadas do Mesa são também beneficiadas pela arrecadação do Natal Solidário. Este programa, que é um dos pilares da atuação do Sesc no Brasil e na Bahia, é encarregado de toda a logística de distribuição das doações ao final do ano. Portanto, estamos muito felizes em comemorar os 20 anos do Mesa Brasil e as 10 edições do Natal Solidário juntos!”, explica o presidente do Sistema Fecomércio-BA, Kelsor Fernandes.

MESA BRASIL SESC – Contribuir para segurança alimentar e nutricional dos indivíduos em situação de vulnerabilidade e atuar na redução do desperdício. Essa é a missão do Programa Mesa Brasil Sesc, que completa 20 anos de atuação na Bahia e já distribuiu 26.475 toneladas de alimentos, para mais de 1.223 instituições associadas em toda o estado, atendendo mais de 244 mil pessoas.

Além da arrecadação e entrega de alimentos, o Mesa Brasil Sesc realizou, ao longo desses 20 anos na Bahia, diversas ações na área de segurança alimentar, nutricional e assistência social, distribuídas entre cursos, oficinas, encontros, orientações e palestras. O programa possui quatro unidades espalhadas pelo estado, localizadas em Salvador, Feira de Santana, Santo Antônio de Jesus e Vitória da Conquista. Cada cidade atende municípios em um raio de até 100km de distância na distribuição dos materiais arrecadados.

Para a pastora Rita Cruz, gestora da Associação Bom Samaritano, localizada no bairro de Plataforma, em Salvador, o Mesa Brasil é muito importante para a vida das pessoas. “Desde quando eu me conheço por gente, o programa tem somado de forma significativa na nossa comunidade. Nós complementamos o alimento que temos na instituição para as famílias através das doações do Mesa Brasil”, afirma a pastora.

Edson Dias Pereira, presidente da Sociedade Espírita José Petitinga, instituição localizada em Santo Antônio de Jesus, explica que a parceria com o Mesa Brasil contribui muito com o trabalho social que realizam. “O programa tem nos ajudado a dar assistência para 120 mães que estão em insegurança alimentar. Esperamos que o Sesc continue com esse programa maravilhoso, que tem contribuído de forma bastante efetiva, não só na arrecadação e doação de alimentos, como também na área educativa, dando palestras para essas mães em nossa instituição”.

Colabore com o Mesa

Para que essa história continue, a rede de solidariedade que compõe o Mesa Brasil precisa ser constantemente ampliada e incentivada. Qualquer pessoa, seja física ou jurídica, pode doar para o Mesa Brasil. Para apoiar as entidades sociais cadastradas, o Mesa Brasil recebe alimentos, produtos de higiene e limpeza e itens diversos.

As doações podem ocorrer diretamente em uma unidade do Mesa Brasil ou, dependendo do quantitativo, a frota própria do Programa faz o recolhimento. Confira no site do Sesc, os endereços e telefones para contato das unidades do Mesa Brasil na Bahia.

Serviço

O que: lançamento Natal Solidário e 20 anos Mesa Brasil com show de Gerônimo

Quando: 17 outubro de 2023, às 18h30

Onde: Teatro Sesc Casa do Comércio