ANTERIOR

PRÓXIMA

02 de fev de 2024 |

às 09:55

Inclusão e diversidade no ambiente educacional

A Presidência da República, por meio do Conselho Nacional dos Direitos das Pessoas Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis, Transgêneros, Queers, Intersexos (CNDH), liderou um momento histórico na educação. No dia 19 de setembro de 2023, a Presidência da República promulgou a resolução que estabelece parâmetros cruciais para assegurar as condições de acesso e permanência de pessoas LGBTQIA+ nos sistemas e instituições de ensino. 

Essa conquista representa um avanço significativo na promoção da inclusão e da diversidade no cenário educacional brasileiro. Em conformidade com a resolução, as instituições de ensino devem reconhecer e respeitar a identidade de gênero das pessoas LGBTQIA+ e proporcionar ambientes seguros e inclusivos. 

O Senac acredita que todas as pessoas, independentemente de sua raça, gênero, orientação sexual, religião ou qualquer outra característica, merecem acesso à educação de qualidade. Essa é uma forma de garantir a liberdade para oportunizar sonhos que foram, por muito tempo, restritos à conformidade dos padrões socialmente estabelecidos. 

Alinhado a esses princípios o Senac Bahia, em colaboração com o Governo Britânico e seu escritório UK Brazil Tech Hub, formou a primeira turma do projeto Transformação. Este projeto tem como objetivo primordial capacitar pessoas LGBTQIA+ para o desenvolvimento de competências essenciais, visando à implementação e gestão bem-sucedida de negócios baseados em tecnologia. Além disso, visa preparar esses indivíduos para ingressarem no mercado de trabalho formal, gerando impactos positivos tanto para si quanto para suas comunidades. 

A instituição reconhece que investir na capacitação profissional inclusiva não apenas promove a equidade, mas também enriquece a sociedade como um todo e defende que o compromisso de contribuir para um ambiente educacional e profissional mais diversificado e igualitário deve ser de todos.