ANTERIOR

PRÓXIMA

08 de mai de 2024 |

às 16:11

Dia Nacional do Turismo

Comemorado no dia 8 de maio, o Dia Nacional do Turismo, tem objetivo de promover o desenvolvimento econômico, social e ambiental do país. A data foi criada em 2012, por intermédio da Lei n° 12.625, em homenagem às Cataratas do Iguaçu.

Em 1916, o estado do Paraná solicitou aos donos das terras, a desapropriação das áreas no entorno das grandes cachoeiras, visando transformar o local em um espaço de turismo público. No ano seguinte, o pedido foi aprovado pelo Decreto Estadual nº 653/1917, formalizando a criação do famoso Parque Nacional do Iguaçu, que recebe cerca de 1,5 milhão de visitantes, todos os anos. 


A introdução tem objetivo de destacar um dos destinos ecológicos mais populares do país e do mundo, assim como: o litoral brasileiro, as águas transparentes de Bonito (MS), Nobres (MT), Pantanal, Fervedouros do Jalapão, para citar somente os mais conhecidos. 

Uma informação importante sobre o setor turístico foi apresentada pela Embratur (Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo), sobre o 1º trimestre do ano. O número de turistas vindos de outros países totalizou 740.483 pessoas, um recorde desde 2018, quando foram recebidos 728.742. Em dados percentuais, o aumento foi de 28,8%.

Ainda que o aumento de visitantes seja muito importante para a economia brasileira, o setor está formalizando várias parcerias, como as que aconteceram no WTM Latin America

- Uma delas foi a cooperação técnica com o Instituto de Desenvolvimento Local (IDEL), representante da Fundação Holandesa Green Destination no Brasil. O objetivo é investir em qualificação e oferecimento de hospedagens certificadas, além de trocar experiencias de turismo sustentável;
- Outra iniciativa importante foi proposição de criar um plano de incentivo aos turistas dos demais países da América do Sul, entre eles: Chile, Colômbia, Peru, Paraguai e México;
- Além disso, a Embratur anunciou que utilizará recursos do Fundo Nacional da Aviação Civil (FNAC), no valor de R$ 7 milhões para que sejam investidos em melhorias nos setores de portos e aeroportos brasileiros. 

Como foi possível observar, o nível de crescimento do setor turístico é acelerado e precisará de profissionais qualificados para atuar nos diversos segmentos da cadeia produtiva. 

Para contribuir com o início de uma carreira com várias oportunidades, o Senac EAD disponibiliza o curso técnico em Guia de Turismo, além de várias opções de aperfeiçoamento, como por exemplo:  hospitalidade, gastronomia, gestão e idiomas. 
 

Com informações da Assessoria de Imprensa InPress Porter Novelli