ANTERIOR

PRÓXIMA

06 de out de 2025 |

às 17:10

Editora Senac São Paulo lança livro sobre Terapia Cognitivo-Comportamental para a População Negra em Salvador

Evento no Senac Bahia contará com especialistas para debater a importância de uma psicologia sensível às questões étnico-raciais

A Editora Senac São Paulo realiza, no dia 15 de outubro, às 19h, o lançamento do livro Terapia cognitivo-comportamental para a população negra: contribuições para a prática clínica sensível às questões étnico-raciais, de Bruno Reis, referência sobre o tema no país. O evento acontece na Casa do Comércio – 3º andar, Espaço Mário Cravo – e contará com uma mesa de debate com a participação da Dra. Jeane Tavares, Baba Leandro de Oxóssi, Bárbara Borges e Francinai Gomes, com mediação de Delson Teixeira, para discutir a temática da obra.

O livro articula teoria e prática para examinar os efeitos do racismo e de uma psicologia eurocêntrica na saúde mental da população negra. A publicação contextualiza a importância de uma psicologia voltada para as pessoas pretas, reunindo um vasto referencial teórico sobre os fundamentos da terapia cognitivo-comportamental (TCC) aplicados a essa população.

Distribuído em dez capítulos, o texto aborda desde a chegada dos afrodescendentes ao Brasil e a construção da identidade do negro, até o que o autor chama de colonização da psicologia. Com a publicação, a Editora Senac São Paulo busca capacitar profissionais da área com um conteúdo relevante e atualizado sobre as demandas clínicas relacionadas às questões étnico-raciais.

Bruno Reis

Bruno Reis é psicólogo formado pela Universidade Presbiteriana Mackenzie com especializações em terapia cognitivo-comportamental pelo Centro de Estudos em Terapia Cognitivo-Comportamental e em gestão de negócios pelo Senac, além de ser formado em terapia do esquema pela Wainer Psicologia. Com uma trajetória de dez anos no setor público, atuou em centros de convivência, Unidades Básicas de Saúde (UBS) e Centros de Atenção Psicossocial - Álcool e Drogas (CAPS-AD). Atualmente, é pesquisador do Grupo de Estudos em Psicologia Afrocentrada na Lusofonia, vinculado ao projeto Psicologia e Africanidades. Além disso, exerce a prática clínica como psicólogo e supervisor, atendendo clientes no Brasil e no exterior. Ainda atua como professor na Wainer Psicologia e na pós-graduação do Instituto Israelita de Ensino e Pesquisa do Hospital Albert Einstein; e ministra palestras, treinamentos e consultorias para instituições públicas e privadas em todo o território nacional.

Editora Senac São Paulo

Desde 1995, a Editora Senac São Paulo publica conteúdos voltados ao desenvolvimento profissional nas áreas de Gastronomia, Moda, Educação, Beleza e Estética, Turismo e Hospitalidade, Comunicação, Marketing, Design, Arquitetura, Saúde e Tecnologia da Informação. Hoje, seu catálogo possui mais de 1.000 títulos, presentes em todas as plataformas e livrarias. A atuação da Editora reafirma o propósito compartilhado com o Senac São Paulo que é o de disseminar, por meio de suas publicações, conhecimento para o trabalho em atividades do comércio de bens, serviços e turismo, sempre visando desenvolver profissionais com autonomia, sem perder de vista valores como a ética, o compromisso social, a inovação e o desenvolvimento sustentável.

 

Ficha técnica

Terapia cognitivo-comportamental para a população negra: contribuições para a prática clínica sensível às questões étnico-raciais
Autora: Bruno Reis
Páginas: 248
Preço: R$ 60
Onde comprar: Editora Senac São PauloForma

Descrição gerada automaticamente

 


 

Serviço

Lançamento do livro Terapia cognitivo-comportamental para a população negra: contribuições para a prática clínica sensível às questões étnico-raciais, de Bruno Reis

Mesa de debate: Dra. Jeane Tavares, Baba Leandro de Oxóssi, Bárbara Borges e Francinai Gomes
Mediação: Delson Teixeira
Data: 15 de outubro
Horário: 19h
Local: Casa do Comércio – 3º andar, Espaço Mário Cravo
Endereço: Av. Tancredo Neves, 1109 – Pituba, Salvador – BA