ANTERIOR

PRÓXIMA

12 de nov de 2025 |

às 14:11

Ana Rita Andrade recebe título de Cidadã de Salvador

Diretora regional do Senac Bahia foi homenageada pela Câmara Municipal com o Título de Cidadã de Salvador.

Na última segunda-feira (10/11), a diretora regional do Senac Bahia, Ana Rita Marques de Andrade, foi homenageada pela Câmara Municipal com o Título de Cidadã de Salvador. A sessão solene, proposta pela vereadora Aladilce Souza (PCdoB), foi realizada no Centro de Cultura Vereador Manuel Querino, em reconhecimento à trajetória e à contribuição de Ana Rita para o fortalecimento da educação em Salvador.

A mesa da sessão, presidida por Aladilce, foi composta pelo deputado federal Daniel Almeida (PcdoB-BA); pela Diretora de Educação Profissional do Senac Nacional, Anna Beatriz Waehneldt; por Kelsor Fernandes, presidente do Sistema Comércio Bahia; por José Carlos Oliveira, diretor da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, representando o governador do estado Jerônimo Rodrigues; e por Pâmela Fernandes, ex-aluna e instrutora do Senac Bahia. Também estiveram presentes na cerimônia o vereador Daniel Alves (PSDB), a família da homenageada, além dirigentes e colaboradores do Sistema Comércio BA – Fecomércio, Sesc, Senac.

Feliz e honrada com o reconhecimento, Ana Rita recebeu o Título de Cidadã de Salvador e compartilhou, emocionada: “Obrigada, vereadora, por este honroso título, Salvador foi a cidade escolhida pelo meu coração e aqui estou desde 1996. Há mais de meio século, escolhi trilhar o caminho da educação, não tinha a menor ideia do porvir (palavra que aprendi com meu pai), só me entregava às experiências que chegavam”, disse.

A solenidade teve início com a vereadora destacando a importância da Câmara Municipal prestar homenagem a uma grande mulher: “Ana é esse ser humano encantador que combina doçura, alegria, competência, compromisso, seriedade e solidariedade”, ressaltando que o título foi aprovado por unanimidade; José Carlos, representando o governo do estado, afirmou que “a cidade de Salvador ganha com a inclusão da mais nova cidadã dessa cidade, todos nós já ganhamos com o trabalho dela no dia a dia”.

A ocasião contou com uma apresentação cultural, do ator e educador, Wanderley Meira, declamando a história de Ana Rita através de uma narrativa poética, enriquecendo o momento e trazendo emoção para todos os presentes.

Em seguida, foram exibidos depoimentos de pessoas que fazem parte da vida dela, entre elas a presidenta da Fundação Nacional de Artes (Funarte), Maria Marighella, que a parabenizou pela conquista. O presidente Kelsor Fernandes declarou que “sua liderança combina sensibilidade e respeito, tornando-se exemplo para todos nós”, já Pâmela Fernandes enfatizou a liderança de Ana Rita: “ela é uma líder que acolhe, que ouve, que acredita nas pessoas e faz questão de vê-las crescê-las e eu sou testemunha disso”.

Anna Beatriz Waehneldt ressaltou que ambas compartilham a mesma visão sobre o potencial transformador da educação profissional. Em encerramento, o deputado federal Daniel Almeida (PcdoB-BA) destacou o papel de Ana Rita em “formar pessoas e profissionais com esta capacidade de atuar tecnicamente, mas também de elevar o espírito baiano que é sempre de acolhimento e de envolvimento das pessoas”. O momento foi encerrado com a entrega do título, ao redor de colegas, família e amigos.

 

Sobre a homenageada

Nascida em São Sebastião do Passé, no Recôncavo Baiano, Ana Rita Andrade chegou à capital em 1996. Quatro anos depois, iniciou sua trajetória no Senac como estagiária de pedagogia, destacando-se pelo comprometimento e pela competência. Ao longo de 26 anos de dedicação à instituição, ocupou diversas funções até assumir o cargo de Diretora Regional.

Acadêmica de formação, é graduada em Pedagogia pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB), mestre em Educação de Jovens e Adultos pela mesma instituição, além de ser especialista em Docência para Educação Profissional, Gestão Educacional e Metodologia do Ensino Superior.