ANTERIOR

PRÓXIMA

04 de fev de 2026 |

às 19:10

Sistema Comércio BA conquista cinco selos internacionais de Carbono Neutro

O Grande Hotel Sesc Itaparica, os teatros Sesc-Senac Pelourinho e Sesc Casa do Comércio, bem como os Restaurantes-Escola Senac Pelourinho e Senac Casa do Comércio, deram mais um passo rumo a um futuro mais sustentável ao receber o selo internacional Carbon Neutral Certified (em português, selo Carbono Neutro). Concedida pela empresa Green Initiative, a certificação reconhece organizações que mensuram, definem metas, reduzem e compensam suas emissões de gases de efeito estufa.  

O presidente do Sistema Comércio BA, Kelsor Fernandes, considera que a conquista representa um conjunto de práticas institucionais pautadas em responsabilidade socioambiental. “A certificação das unidades do Sesc e do Senac reforça que a sustentabilidade está sempre presente nas nossas rotinas de gestão, operação e relacionamento com a comunidade. É um princípio que orienta decisões, investimentos e a maneira como contribuímos para o enfrentamento dos desafios climáticos globais”, afirma. 

Foram as boas ações ambientais, como uso racional de água e eficiência energética, que levaram o Grande Hotel Sesc Itaparica ao selo pela segunda vez. Em meio aos processos que ajudaram a garantir a recertificação, o empreendimento tornou-se signatário da Declaração de Glasgow sobre Ação Climática no Turismo, assumindo a missão de diminuir pela metade suas emissões de carbono até 2030 e atingir o Net Zero antes de 2050.  

Inaugurando um novo capítulo, os teatros Sesc-Senac Pelourinho e Sesc Casa do Comércio tiveram as primeiras certificações a partir de um plano com foco na melhoria de processos e mudança de hábitos. “O forte engajamento das unidades do Sesc e do Senac demonstra que é possível integrar de forma consistente os pilares econômico, ambiental, social e de governança, inspirando a criação de modelos sustentáveis capazes de cuidar das pessoas, do meio ambiente e do futuro ao mesmo tempo”, ressalta o gerente de ESG do Sesc Bahia, Thiago Awad.  

Para o gerente de Portfólio da Green Initiative, Matheus Mendes, os resultados alcançados refletem desde o cumprimento de estudos internacionais até a internalização progressiva de estratégias de descarbonização. "Ao atender critérios rigorosos de mensuração e estruturar planos a longo prazo, os equipamentos do Sistema Comércio BA mostram uma atuação que valoriza a transição para uma economia de baixo carbono. Isso gera credibilidade, cultura de inovação e confirma que é viável aplicar soluções com menos impactos”, avalia.  

Educação climática na gastronomia 

Em suas jornadas de recertificação, os Restaurantes-Escola Senac Pelourinho e Senac Casa do Comércio provaram que tradição culinária e responsabilidade ambiental podem caminhar lado a lado. Com a meta reduzir em 50% as emissões de CO2, as instituições adotaram medidas que incluem uso exclusivo de energia renovável, cardápios com ingredientes sem agrotóxicos através do programa Do Rural à Mesa, compostagem e compra de produtos de pequenos agricultores.  Suas abordagens ainda se estendem à educação profissional. “A formação conectada ao viés socioambiental torna os estudantes mais conscientes e capacitados para apoiar empresas em seus próprios processos de descarbonização. Conduz a expertises com poder de gerar grandes transformações no mercado de trabalho”, frisa o gerente de administração do Senac Bahia, Carlos Alberto Neves.