ANTERIOR

PRÓXIMA

22 de out de 2010 |

às 16:51

Aumento de vagas no setor do Comércio

O final de ano se aproxima e, junto com ele, as férias escolares. É nessa época do ano que surgem várias oportunidades de ingressar no mercado de trabalho. Esse é o período ideal para quem quer conseguir um emprego temporário. De acordo com a Associação Brasileira das Empresas de Serviços Terceirizáveis e de Trabalho Temporário – Asserttem - a previsão para esse ano conta com a abertura de 4.192 postos provisórios, somente na Bahia. Desses postos, calcula-se que 29% representem o primeiro emprego e a faixa etária predominante é de 18 a 24 anos.

 Os principais pontos de empregos temporários são os shoppings, supermercados, lojas de departamento, bares, restaurantes, agências de turismo e hotéis. Locais que abrigam as profissões mais procuradas para essa época, como promotores de vendas, garçons, cozinheiros, ajudantes de carga e descarga, operadores de caixas e atendentes.

Quem aproveita o ano para se preparar para concorrer a uma dessas vagas, tem mais chances de ter a carteira assinada. Segundo Glória Feitosa, Coordenadora do Banco de Oportunidades do Senac, cursos de capacitação e aperfeiçoamento podem ser o caminho para garantir uma vaga no mercado de trabalho e transformar a oportunidade em um emprego fixo. Já que hoje, cada vez mais, as empresas procuram profissionais qualificados. Isso pode ser percebido analisando o número de vagas oferecidas no Banco de Oportunidades, serviços de encaminhamento ao trabalho exclusivo para os ex-alunos do Senac. No ano passado foram oferecidas 968 vagas para a área de Turismo e Hospitalidade. Esse ano, até o começo de outubro, já foram abertas 919 vagas. “Um profissional que procura qualificação através de cursos, já está um passo a frente no mercado de trabalho. Hoje, é fundamental que as pessoas conheçam suas habilidades. Além disso, demonstrem determinação, comprometimento e dinamismo”, explica Glória.

O primeiro passo para concorrer a uma dessas vagas é se inscrever em uma agência de emprego, ter um currículo bem elaborado e estar preparado para entrevista.