ANTERIOR

PRÓXIMA

05 de nov de 2013 |

às 12:39

Livro retrata a história e os temperos da gastronomia baiana

Foi lançado no dia 13 de novembro, pela Editora Senac, o livro “Bahia bem temperada: Cultura Gastronômica e Receitas Tradicionais”, escrito pelo antropólogo Raul Lody. O livro conta com o resultado de pesquisas sobre a cultura e o aroma do dendê, cravo e canela. O lançamento oficial ocorrerá no Restaurante Casa de Tereza, em Salvador.

Em seu trabalho, o autor mostra como a variada gama de costumes presente na história de povos africanos, europeus e orientais influenciou a formação miscigenada da gastronomia baiana. Com visão etnográfica, Lody descreve a comida como uma forma de comunicação entre os homens e Deus e de resgate aos seus antepassados e tradições. O livro mostra que o cardápio baiano mescla memória e contemporaneidade.

De acordo com Lody, os utensílios culinários feitos de barro dão identidade à comida, desde a cozinha até serviços de mesa. O autor ainda explica porque a panela de barro faz a diferença no gosto do feijão: “Esse sabor resulta do longo cozimento dessa leguminosa, das carnes e de outros temperos que ficam em contato com o barro”, comentou.

Antropólogo e museólogo, Raul Lody é criador e curador do Museu da Gastronomia Baiana (Senac Bahia, 2006), museu pioneiro na América Latina.