ANTERIOR

PRÓXIMA

11 de jun de 2014 |

às 15:42

Seletiva da WorldSkills Internacional

DOIS ALUNOS DO SENAC BAHIA DISPUTAM VAGA NA MAIOR COMPETIÇÃO DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL DO MUNDO

Andeson de Almeida e Francisco Carlos, alunos do Senac Bahia, foram vencedores, na categoria Serviço de Restaurante, da primeira eliminatória realizada pelo Departamento Nacional do Senac para selecionar os participantes da Worldskills Internacional, a maior competição de educação profissional do mundo, cuja próxima edição será em São Paulo, em 2015. A primeira das três fases eliminatórias ocorreu em Salvador, nas unidades Senac Aquidabã e Casa do Comércio, entre 2 e 6 de junho.

Estiveram reunidos na Bahia 24 alunos do Senac de todo o Brasil, entre competidores de seis diferentes ocupações: Beauty Therapy, Cabeleireiro, Cozinha, Florista, Técnico em Enfermagem e Serviço de Restaurante. Além dos estudantes, o Senac Bahia recebeu 30 avaliadores convidados, alguns deles de outros países, e os experts, que são os treinadores desses jovens ‘atletas do conhecimento’.

O anúncio do resultado foi feito pela diretora de Educação Profissional do Senac Nacional, Anna Beatriz Waehneldt, que explicou o processo de avaliação: “Este ano estamos apostando numa nova forma de trabalho, que tem como meta conseguir a medalha. Para tanto, os competidores estão sendo avaliados sob aspectos técnicos e também comportamentais”. As próximas provas eliminatórias serão realizadas em unidades Senac, ainda não divulgadas pelo Departamento Nacional.

Anfitriã da seletiva, a diretora do Senac Bahia, Marina Almeida, disse que esta etapa foi mais um momento de confraternização no longo caminho que levará ao pódio da WorldSkills. “Já estive presente em várias competições no Brasil e exterior e o entusiasmo é sempre o mesmo. As provas de educação profissional, que dão grande visibilidade à instituição, já são uma rotina no Senac”, disse.
A Worldskills Internacional é realizada a cada dois anos, reunindo alunos de mais de 60 países das Américas, Europa, Ásia e África. Todos eles participam de provas que testam as habilidades técnicas de suas profissões, ligadas ao comércio e à indústria. O Senac Bahia tem histórico de bons resultados no torneio: em 2011, na edição realizada na Inglaterra, dois alunos (Serviço de Restaurante e Cozinha) figuraram entre os 10 primeiros colocados.