ANTERIOR

PRÓXIMA

15 de mai de 2015 |

às 17:51

WorldSkills Competition

Tal qual um atleta olímpico, o baiano Andeson Almeida (21 anos), aluno do curso de Garçom do Senac na Bahia, arrebatou cinco medalhas de ouro em seletivas nacionais e até numa competição latino-americana para garantir uma vaga na WorldSkills Competition, que acontece de 11 a 16 de agosto, em São Paulo. Nesse torneio internacional, que reunirá competidores de 63 países, as estrelas são os atletas do conhecimento, estudantes das ocupações da educação profissional do comércio e indústria.

Há dois anos, o jovem ex-aluno do PSG (Programa Senac de Gratuidade) vem recebendo intenso treinamento no Restaurante Escola Senac Casa do Comércio, com o instrutor Antonio César Falcão. Para levar o ouro para o Brasil na categoria Serviço de Restaurante, ele terá seus conhecimentos testados em várias áreas de atuação, como bar, banquete, jantar fino e bistrô. “Sempre acreditei no meu potencial, mas não imaginava chegar aonde cheguei”, exclamou Andeson.

A diretora do Senac na Bahia, Marina Almeida, lembra que o Senac já tem histórico de participação em competições nacionais e internacionais. “Participamos das três últimas edições internacionais, além da WorldSkills Internacional e Américas e de várias edições das Olimpíadas do Conhecimento. Investimos na presença de alunos e dos nossos profissionais nesses eventos, que são grandes oportunidades de atualização e reciclagem de conhecimentos ” declarou Marina.

Também escolhido como treinador expert da WorlSkills, Antonio Cesar Falcão destaca o papel social dos cursos de garçom do Senac. “São cursos que se enquadram nos programas de gratuidade, auxiliando jovens de baixa renda a ingressar no mundo do trabalho”, ressalta César, que trabalha há 19 anos na instituição e já participou de diversos eventos internacionais.

COMITIVA DO SENAC-BA PRESENTE - Além do competidor, uma equipe do Senac na Bahia foi escalada para trabalhar no evento, que ocorre a cada dois anos e pela primeira vez será sediado no Brasil. Serão um expert -espécie de treinador sênior de determinada ocupação-,  quatro avaliadores -nas áreas de Cozinha, Cabeleireiro, Estética e Enfermagem-, um representante no Comitê de Ouvidoria, além de diretores e gerentes que acompanharão as provas.

SOBRE A WORLDSKILLS COMPETITION - A Worldskills é uma organização não governamental, sem fins lucrativos, que tem como principal objetivo propiciar a melhoria da qualidade da educação profissional, por meio do intercâmbio entre os países, envolvendo governos, indústrias, comércio e instituições de educação profissionalizante.