ANTERIOR

PRÓXIMA

18 de ago de 2015 |

às 14:38

Agenda especial de cursos para formação de Gestores Culturais. IMPERDÍVEL!

Já se foi o tempo em que uma pessoa resolvia gerir seu próprio projeto cultural, imaginando que apenas a experiência e o carinho pelo mesmo seriam os fatores fundamentais para o sucesso. O mercado de cultura acompanhou a tendência mundial de desenvolvimento e também se especializou.

Pensando em profissionalizar o mercado baiano, o Senac se uniu a Escola de Negócios “Cultura e Mercado” (CEMEC), referência nacional no desenvolvimento de conteúdos voltados para a cultura, e a Benditas Projetos Criativos para realizar 03 cursos na área.

Confira as opções e inscreva-se no Senac Pituba. O investimento de cada curso é de R$ 351,00 que pode ser parcelado em 3x no cartão de crédito.

O primeiro curso será Captação de Recursos e acontece já entre os dias 21 e 22 de agosto. Ele tem como objetivo abordar de maneira prática sobre o negócio cultural e visa auxiliar o participante a organizar formas de financiamento, prospecção, argumentação de venda, além de estruturar a comunicação, o projeto comercial e a negociação com clientes e patrocinadores. O objetivo final do curso é habilitar o participante a desenvolver a captação de recursos de seu projeto ou negócio. O curso será ministrado por Gui Afif¹.

No mês de setembro, nos dias 25 e 26, será realizado o curso Leis de Incentivo ao Audiovisual, que pretende apresentar uma visão abrangente, clara e objetiva do panorama jurídico aplicável às leis federais de incentivo fiscal e ao Fundo Setorial Audiovisual, assim como uma análise isolada e integrada desses mecanismos, permitindo ao aluno compreendê-los e aprender a utilizá-los, com o objetivo de aumentar as possibilidades de financiamento e de captação de projetos de produção audiovisual. O curso também pretende abordar algumas das tendências do mercado na estruturação de modelos de financiamento ao audiovisual, na medida em que conhecê-las pode ser de grande utilidade na estruturação de orçamentos para produção de obras audiovisuais. Quem conduzirá esse curso será o advogado Gilberto Toscano de Britto².

Para encerrar o programa, nos dias 23 e 24 de outubro, o curso Inovação em Projetos Culturais, que busca preparar gestores e empreendedores para lidar com a complexidade, harmonizando princípios que foram absolutos nas cadeias da Era Industrial, competitividade, produtividade e visão mercadológica, aos novos princípios que caracterizam as redes emergentes da Economia do Conhecimento, colaboração, inovação e visão sócio sustentável. O curso ensina a reinventar práticas e territórios culturais, a partir de uma metodologia própria, que propõe a inovação social de forma sustentável e a partir de fluxos e processos criativos e será ministrado pelo pesquisador e consultor André Martinez³.

 

UM TIME DE EXPERTS

1 Gui Afif - é administrador, músico e empreendedor na economia criativa. Hoje diretor do Guaimbé Bureau de Cultura, iniciou sua carreira na área comercial do setor de seguros e previdência. Foi gerente comercial na Conspiração Filmes, de onde saiu para fundar o Guaimbé em maio de 2007.

2 Gilberto Toscano de Britto - gerente da equipe audiovisual no escritório Cesnik, Quintino & Salinas Advogados em São Paulo e, anteriormente, business e legal affairs da O2 Filmes. Gilberto assessora programadoras, produtoras, distribuidoras e outros agentes do mercado audiovisual.

3 André Martinez - além de pesquisador independente e consultor, é curador, filmmaker, professor, conferencista, e diretor da Aprax Inovação Viva. Atuando há mais de 20 anos na economia criativa, é pioneiro no desenvolvimento de modelos de gestão para lidar com as transversalidades da cultura no contexto brasileiro. Consultor de empresas e fundações que estão entre as de maior influência no país, atualmente dedica-se principalmente ao estudo, design e ativação de estratégias e arranjos que buscam inovação social de forma sustentável e a partir de fluxos e processos criativos.