ANTERIOR

PRÓXIMA

14 de mar de 2017 |

às 15:44

SENAC inaugura novos espaços em Alagoinhas e Santo Amaro

O mês de março marca a expansão dos serviços de capacitação profissional do Senac – Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial no interior baiano. Na segunda-feira, 13/03, o presidente do Sistema Fecomércio-BA, Carlos de Souza Andrade, e a diretora regional do Senac, Marina Almeida, inauguraram unidade em Alagoinhas e um espaço para aulas em Santo Amaro. Ambos os projetos contam com a parceria dos sindicatos empresarias do comércio filiados nas respectivas cidades: o Sicomércio Alagoinhas e o Sindcom – Sindicato do Comércio Varejista de Santo Amaro.

Na solenidade em Alagoinhas, o presidente Carlos Andrade informou que o Sistema Fecomércio-BA está trazendo dois grandes investimentos para o município: o Senac, voltado para a capacitação profissional de jovens e adultos, e o Sesc, que atende os comerciários e suas famílias. “Alagoinhas e Santo Amaro representam o pontapé inicial de uma série de inaugurações previstas para 2017. Queremos ampliar o atendimento à população que está distante dos grandes centros”, disse ele, acrescentando que o Senac e o Sesc de Alagoinhas também vão atender às cidades circunvizinhas.

 “Vamos valorizar e muito a chegada do Senac à nossa terra”, comemorou o prefeito de Alagoinhas, Joaquim Neto, durante a inauguração prestigiada por políticos e empresários da terra. Em seu discurso, o prefeito ressaltou as singularidades do município, que segue na contramão da crise, recebendo uma série de novos investimentos e ocupa o segundo lugar na geração de empregos no Estado.

 O presidente do Sicomércio Alagoinhas, Benedito Vieira, recordou as parcerias responsáveis por concretizar o projeto. “O apoio da prefeitura foi fundamental para transformamos este prédio, abandonado há mais de 15 anos, nesta estrutura de ensino moderna”, declarou o alagoinhense.

Os parlamentares Paulo Azi (DEM) e Joseildo Ramos (PT), que acompanham a trajetória do Sistema Fecomércio-BA em Alagoinhas, também prestigiaram o evento. O deputado federal Paulo Azi registrou que “equipamentos como este vão tornar a cidade uma referência em qualificação profissional na região”.

Estrutura – Ao lado da sede do Sicomércio Alagoinhas, a nova unidade é dotada de laboratórios de beleza, cozinha e informática, salas de aula convencionais e auditório com capacidade para 60 pessoas. As instalações, que somam 700 m2 de área, são climatizadas e têm acessibilidade. Outra novidade que a instituição levará, em breve, é o Banco de Oportunidades, serviço de intermediação de mão-de-obra que visa atender, gratuitamente, aos alunos egressos do Senac e as empresas locais.

“Temos a meta inicial de atender a 2 mil alunos ao ano, de Alagoinhas e municípios do entorno, em nossos cursos de capacitação para o comércio e no programa de formação de jovens aprendizes”, informou a diretora Marina Almeida.

As matrículas, que começam no dia 14 de março, são para cursos e oficinas dos segmentos de Gestão, Beleza, Gastronomia, Turismo & Hospitalidade, Saúde e Informática. Entre as opções de cursos oferecidos à população de Alagoinhas estão: Administração de Contas a Pagar, Cozinha Básica, Logística & Distribuição e Preparo de Tortas.

 

Para se matricular é necessário comparecer à própria unidade. O Senac Alagoinhas fica na Rua Manoel Vitorino, no 48 – bairro Teresópolis. O atendimento acontece de segunda a sexta-feira, em horário comercial. Para inscrição é necessário apresentar RG, CPF, comprovante de residência e de escolaridade.

Santo Amaro -  A 80 km de Salvador, a cidade agora conta com espaço do Senac anexo ao Sindicato do Comércio Varejista de Santo Amaro. São duas salas de aula, com capacidade para atender até 43 pessoas por programação ofertada, com cursos de capacitação e aperfeiçoamento nas áreas de Gestão, Informática, Comércio, Saúde, Conservação e Zeladoria, Turismo e Hospitalidade, além do Programa de Aprendizagem.

Na inauguração, prestigiada por diretores da Fecomércio-BA e empresários santo-amarenses, o presidente Carlos Andrade evidenciou o fato de o sindicato de Santo Amaro ser um dos mais antigos da Bahia e um dos fundadores da Federação. “É com muita satisfação que começamos este trabalho em Santo Amaro. Se tivermos demanda, poderemos expandir para um espaço maior no futuro”, destacou Andrade, anunciando mais duas novidades: a futura instalação de um ponto de emissão de certificado digital e de um ponto da Juceb – Junta Comercial do Estado da Bahia, ambos em parceria com o Sindicato.

O presidente do Sindcom, Antonio Mario Reis, agradeceu ao Sistema Fecomércio-BA pela oportunidade de levar os serviços do Senac à sua cidade. “Estamos de portas abertas para atender aos jovens em busca do primeiro emprego e os trabalhadores do comércio de Santo Amaro”, finalizou.

As matrículas presenciais também começam no dia 14 de março. O Núcleo de Santo Amaro fica na Avenida Viana Bandeira nº118 – bairro Centro. O atendimento para as matrículas acontece de segunda a sexta-feira, em horário comercial. Para a inscrição é necessário apresentar RG, CPF, comprovante de residência e de escolaridade.