ANTERIOR

PRÓXIMA

05 de jun de 2017 |

às 17:15

“O Senac mudou minha vida. Tudo começou a partir daí!”

Todas as manhãs Ricardo Ishmael, apresentador do Jornal da Manhã, da TV Bahia – afiliada da Rede Globo no estado – leva, para a maioria dos baianos, notícias e histórias. O que não se sabe, por traz do seu perfil de âncora, é que a história do apresentador percorre uma longa trajetória de desafios, tendo o Senac-BA como um importante marco dentro da sua qualificação pessoal e profissional. Por isso, a entidade promoveu um bate-papo com o jornalista, no dia 31 de maio, na Casa do Comércio, para incentivar a nova geração de jovens aprendizes.

Nascido no interior de Serrinha, em uma família humilde, Ricardo desde cedo teve que aprender a encontrar soluções para mudar sua realidade e poder ter um futuro melhor. Estudante de escola pública, o jornalista viu na educação uma oportunidade de transformar sua vida e foi assim que o Senac apareceu em seu caminho. “Quando eu vi um cartaz de vagas do programa Jovem Aprendiz do Senac, na verdade eu estava enxergando uma porta com novas perspectivas. Eu concorri com várias pessoas, inclusive que tinham mais condições do que eu, e passei em uma das 14 vagas. Foi aí que as coisas começaram a mudar”, contou Ricardo.

A diretora regional do Senac Bahia, Marina Almeida, pontuou que, ver um ex-aluno do Senac trilhar um caminho de sucesso é sempre motivo de orgulho. “O Senac faz a sua parte dentro do âmbito da qualificação, mas precisamos que vocês, jovens, também trabalhem para alcançar seus objetivos”, disse a diretora, acrescentando que, em visita recente a instituições de ensino em Londres, ela pode  aferir que o  modelo do Senac está de acordo com o padrão de qualidade global em educação profissional.

A gerente da unidade Senac Feira de Santana , Angélica Dias, que está na empresa há mais de 22 anos, começou acompanhando turmas de aprendizes no interior do estado, sendo uma delas, a do jornalista. “O Senac me faz aprender a cada dia e acompanhar jovens em sua jornada é uma experiência ímpar, ainda mais quando se tem um exemplo como Ricardo, que fez a sua história começando pelo programa de Jovem Aprendiz do Senac”, ressaltou a gerente.

Por sua vez, o jornalista continuou inspirando a plateia, com cerca de 260 jovens aprendizes: “Caetano Veloso tem uma frase que eu acho maravilhosa ‘incrível o poder que as coisas têm quando elas têm que acontecer’. Às vezes eu penso onde eu estaria se não tivesse passado na vaga de jovem aprendiz. O Senac mudou a minha vida. Tudo começou a partir daí!”.

A jovem aprendiz Adriele Santana, que estava no evento, disse que depois das palavras de Ricardo ela vai enxergar o jornalista como um exemplo a ser seguido. “Todos os dias eu ligava a televisão no Jornal da manhã para saber como estava o trânsito e, a partir de hoje, eu vou te ver com outros olhos, porque é muito gratificante saber que você dá valor as suas raízes e não tem vergonha disso”, comentou a aluna do Senac.

O intuito do Senac é impulsionar cada vez mais a educação e a qualificação de jovens que, assim como o âncora do Jornal da Manhã, podem conseguir um futuro de sucesso conquistas. Como disse Ricardo “a educação tem um poder transformador”.

O livro- Ricardo Ishmael, o eterno “senaqueano”, como ele mesmo se intitulou, agora trilha novas conquistas inspiradas em seu desejo antigo de ser escritor. A realização veio em seu primeiro livro “O curioso destino de Rita Quebra-Cama”, que traz 7 contos baseados na realidade do sertão da Bahia, em que o jornalista sempre viveu.

As histórias tratam de temas universais: disputa pela posse de terras, conflitos armados, dramas de família, relações amorosas, lendas populares. Violência, tragédia e realismo fantástico estão presentes em algumas narrativas, que também trazem aspectos pitorescos da vida no sertão contados de forma ágil, direta.