coluna raul lody

Molho de pimenta fresco e cru

06 de nov de 2014

Com certeza os molhos de pimenta têm estilos e funções determinadas para integrar os sabores das receitas, e também para apontar e destacar sabores.

No imaginário geral, a Bahia é localizada como um território das pimentas, isto porque há um sentimento, também geral, de que as comidas   são “quentes”, quer dizer apimentadas, acentuadamente condimentadas pelas pimentas vermelhas. Entre estas pimentas está a tão celebrada malagueta, a dedo-de-moça, a de-cheiro, a cumaru, entre outras.

Esse imaginário alia-se ao de que tudo na mesa da Bahia tem dendê. São aspectos de um ideal de “típico”, que é um simplificador de variedade, e de diversidade de ingredientes e receitas que fazem as muitas “mesas” da Bahia.

Os molhos tradicionais ditos frescos são a base de água, não há azeite doce   como o de oliva ou de outro tipo, são preparados frescos e crus para acompanharem variados pratos da culinária da baiana.

O molho fresco e cru é também chamado de molho de pimenta e limão, e é assim preparado: 10 pimentas malaguetas, sal a gosto, 1 ramo de coentro, sumo de 2 limões, 1 cebola, salsa e água.

Sem dúvida, um molho tropical, para melhor marcar os muitos sabores da Bahia.

 

Raul Lody

05 de Novembro de 2014