Comidas das Barracas
20 de dez de 2012
Tradicionais são as “Festas de Largo”, celebrações populares que trazem muitas referências culturais da Bahia. Festas que marcam os calendários da cidade do São Salvador.
Essas festas são para se comer, beber e louvar aos “santos”. Santos da Igreja que têm um forte sentimento popular com os Orixás, a partir do modelo Yorubá.
Encontros de celebração nas barracas decoradas, pintadas de temas alusivos aos patronos de cada cozinheira, ou mostrando suas devoções ao Caboclo, ao Orixá, ao santo da Igreja.
As barracas oferecem cardápios da mesa popular que se caracterizam pelas comidas de “sustança” e pelas comidas de “azeite”: feijão, mocotó, rabada, caruru, vatapá, entre tantas outras delícias. Os acarajés e os abarás estão nos tabuleiros, também repletos de doces, cocadas, e até da tão saborosa “passarinha”, entre ofertas para comer e celebrar pela comida esses momentos de fé e de festa. Festas da Bahia. Festas de todos os santos.
Esse é o olhar da fé afro-baiana que mostra Santa Bárbara como Iansã; Conceição como Oxum; Santa Luzia também como Oxum; Bonfim como Oxalá e um aspecto de Oxalufã; e Nossa Senhora das Candeias como Iemanjá.
Raul Lody
20 de dezembro de 2012