coluna raul lody

Sempre receitas...

14 de set de 2011

Foi realizado, no dia 30 de agosto de 2011, o 5º Seminário do Museu da Gastronomia Baiana, cujo tema central focalizou as receitas tradicionais da Bahia como uma expressão de sabedoria popular e de valor patrimonial. E, no dia 01 de setembro, dentro da programação do Seminário, foram também realizadas oficinas de receitas, como do doce “amoda”, doce tradicional do tabuleiro da baiana, e que necessita retornar aos cardápios que dão identidade à mesa da Bahia. Essas ações fazem parte da missão do Museu para a valorização e a promoção da comida baiana.

Em setembro de 2011, é lançado um “clássico” sobre as receitas e a cultura da Bahia, “A arte Culinária na Bahia” de Manuel Querino, cuja primeira edição foi em 1928. E, agora, tenho a honra de organizar essa nova edição publicada pela WMF Martins Fontes.

“A arte culinária na Bahia” é um precioso relato da vida baiana no século 19, e ainda enfatiza as receitas de matriz africana. Traz um retrato dos hábitos à mesa, e das escolhas dos ingredientes nos cardápios baianos. Sem dúvida, esse livro traz um dos temas mais importantes do momento, por serem as receitas tradicionais um acervo de história, de técnicas culinárias e de identidade.

O MGBA está integrado aos movimentos no Brasil, e em âmbito internacional, para registrar as receitas tradicionais e trabalhar os muitos aspectos sociais da comida da Bahia.

 

Raul Lody

Curador do MGBA