coluna raul lody

Mês de Cosme

27 de set de 2012

Para o baiano que gosta de festa, tem fé, e vive a tradição, setembro é o mês das comemorações dos santos gêmeos, São Cosme e São Damião. Santos da Igreja que na cultura afro-baiana são integrados aos Ibejis – divindades também  gêmeas do povo Yorubá, África Ocidental.

Cosme e Damião e os Ibejis  são cultuados juntos, e com a mesma devoção; pois, as “crianças” são homenageadas com comida, comida à base de azeite  de dendê  e, em  especial, com um prato símbolo, o caruru, o tão  popular “caruru de Cosme”. 

Essa é a celebração das receitas de “azeite”, pois a festa que tem no nome a palavra “caruru” há um variado cardápio formado de: acaçá de leite, abará, acarajé, vatapá; pipoca, xinxim de galinha; cocada, roletes de cana, rapadura, aluá; e muitas outras delícias.

Tudo começa com a gamela repleta de caruru, que é colocada sobre uma esteira, aonde sete meninos são convidados para comer “de mão” o caruru.  Enquanto isso, canta-se para os santos  especialmente  os sambas de roda  do Recôncavo.

Cosme e Damião, em um altar arrumado com toalhas de renda, quartinhas de barro, flores, folhas, também usuais no candomblé; e com pratinhos que recebem porções de tudo o que a festa oferece aos convidados, são reverenciados pelos devotos nas casas e nos terreiros.

Raul Lody