COLUNA RAUL LODY
  • Compartilhe:
MUSEU: um conceito ampliado

Na reunião do ICOM – Conselho Internacional de Museus –, em 2022, foi ampliando o conceito de MUSEU, no qual é reforçado os aspectos sociais e culturais, e esses valores nutridos de ética e de direitos sociais promovem a cidadania.

E apresento aqui o texto oficial do ICOM que diz quem é o MUSEU:

“Um museu é uma instituição permanente sem fins lucrativos a serviço da sociedade, que pesquisa, coleciona, conserva, interpreta e expõe patrimônio material e imaterial. Abertas ao público, acessíveis e inclusivos, os museus promovem a diversidade e a sustentabilidade. Atuam e se comunicam de forma ética, profissional e com a participação das comunidades, oferecendo experiências variadas de educação, entretenimento, reflexão e compartilhamento de conhecimento”.

No caso do MGBA, busca-se possibilitar uma introdução aos amplos sistemas alimentares do Brasil, da Região, e, em particular, da Bahia, que traz o entendimento das bases multiculturais e multiétnicas que fazem as representações das cozinhas locais e os seus acervos gastronômicos, com destaque para as muitas experiências gastronômicas nos circuitos de visitação do MGBA nos seguintes espaços: restaurante escola museu, Bahia bar/museu, Café & Chocolate/museu, e o restaurante História & Sabor/museu.

Os princípios atualizados do ICOM dão aos museus uma maior possibilidade de interação social e cultural com os seus tão diversos públicos, e isso já está contemplado na missão do MGBA.

Assim, um museu é um lugar para promover os direitos culturais e a valorização da alteridade.

 

RAUL LODY

O AUTOR Antropólogo, especialista em antropologia da alimentação, museólogo. Representou o Brasil no International Commission the Anthropology of Food. Autor de vasta obra publicada com centenas de artigos, filmes, vídeos, e mais de 70 livros nas áreas de arte popular e gastronomia/cultura/ patrimônio. Reconhecido por premiações mundiais e nacionais pelo Gourmand World Cookbook Awards. Curador da Fundação Gilberto Freyre, da Fundação Pierre Verger e do Museu da Gastronomia Baiana do Senac Bahia.