COLUNA RAUL LODY
O Autor

Antropólogo, especialista em antropologia da alimentação, museólogo. Representou o Brasil no International Commission the Anthropology of Food. Autor de vasta obra publicada com centenas de artigos, filmes, vídeos, e mais de 70 livros nas áreas de arte popular e gastronomia/cultura/ patrimônio. Reconhecido por premiações mundiais e nacionais pelo Gourmand World Cookbook Awards. Curador da Fundação Gilberto Freyre, da Fundação Pierre Verger e do Museu da Gastronomia Baiana do Senac Bahia.

Leia os posts por ano de publicação
07/12/2021
O doce da fruta madura e o sagrado afro- baiano
Na Bahia, são muitas as festas que celebram os santos da Igreja unidos aos orixás.
17/11/2021
O sabor da Bahia
Homenagem a Manuel Querino
25/10/2021
África à boca.
Sem dúvida, um dos mais significativos indicadores sobre a história e a cultura de um povo, de uma região, de uma etnia, é o seu sistema alimentar.
14/09/2021
Para comer no prato do Santo
Quiabo e dendê formam a base ritual para as comidas dos santos Cosme e Damião, também interpretados no sincretismo como os Ibejis, gêmeos nas tradições da cultura ioruba.
02/08/2021
Sabores à beira do Paraguaçu
O recôncavo da Bahia oferece muitas saborosas opções de se comer o território. Um território profundamente afro-baiano que está repleto de comidas com dendê, como a maniçoba; com licores de frutas e, em destaque, o de jenipapo; com cachaças com folhas e raízes.
05/07/2021
Da mandioca ao pirão
O produto mais geral, comum, nacional, é a farinha, a farinha de mandioca de tantos tipos, nomes, texturas, cores, sabores, e principalmente no uso em receitas, cobrindo todo o nosso território.
08/06/2021
A feijoada de Ogum na tradição afro-baiana
Sem dúvida, o feijão é um dos ingredientes mais populares, sendo uma base alimentar fundamental para milhões de brasileiros, juntamente com o arroz e a farinha de mandioca.
10/05/2021
Um museu/retrato do seu território.
Antecipando as atuais concepções interagentes com comunidades, memórias coletivas e outros segmentos étnicos, sociais e culturais, Gilberto Freyre divulga, em 1926, o Manifesto regionalista no Recife, dentro de um movimento de valorização e revalorização nacional no panorama das grandes transformações ocorridas no mundo após a Primeira Guerra Mundial.
15/03/2021
UM TIJOLO DOCE
Rapadura – Tijolo doce, ladrilho de rapadura, produto fabricado em engenho que não faz o processo de purgação e que conserva todos os valores integrais da cana-de-açúcar...
01/03/2021
A laranja Bahia
Laranja Bahia e o coco da Bahia são casos exemplares de alimentos que marcam terroir, embora o coco, Cocos nucifera, seja procedente da Índia, e os cítricos, Citrus sinensis L. Osbeck, procedam da Ásia.
04/02/2021
Eckhout: o olhar estrangeiro para a tropicalidade.
Entre os muitos símbolos desse Brasil tropical, de natureza variada e generosa estão as frutas. Frutas carnudas, coloridas, saborosas, de odores e de gostos especialíssimos.
11/01/2021
A festa e a memória do sabor
Sem dúvida, a festa é um dos mais importantes momentos para se viver os diferentes rituais da alimentação e da comensalidade, porque as celebrações trazem o oferecimento de comida e de bebida que são identitárias dos rituais sociais que fazem parte dela.